Mais

Mundial-2026: Yankuba Minteh (Brighton) confiante no sucesso da Gâmbia

O extremo do Brighton, Yankuba Minteh, falou com o Flashscore
O extremo do Brighton, Yankuba Minteh, falou com o FlashscoreAdam Davy, PA Images / Alamy / Profimedia
Depois de ter sido o cérebro da queda do Manchester City na Premier League, Yankuba Minteh, da Gâmbia, chegou ao Quénia cheio de confiança para o jogo de qualificação para o Mundial de 2026 contra os Harambee Stars no Estádio Kasarani, na sexta-feira.

O jogador de 21 anos desempenhou um papel fundamental na vitória do Brighton sobre o Manchester City de Pep Guardiola por 2-1 no American Express Stadium.

Minteh, que foi substituído aos 90 minutos por Diego Coppola, está à frente da seleção nacional dos Scorpions para o jogo da sétima jornada contra o Quénia.

A Gâmbia, comandada pelo ex-treinador do Gor Mahia, Johnathan McKinstry, realizou um treino leve no Kasarani Annexe na terça-feira, para se livrar do jetlag e se preparar para a partida do Grupo F.

Gâmbia no Quénia para vencer o jogo

De acordo com Minteh, que até agora disputou três jogos da Premier League com os Seagulls, os Scorpions concentraram-se em conquistar o máximo de pontos na batalha antes do jogo da oitava jornada contra o Burundi.

"É uma boa sensação estar no Quénia. Nunca estive aqui antes, mas adoro o ambiente. Estamos aqui para vencer o jogo, mas sabemos que vai ser difícil, porque o Quénia vai ter a vantagem de jogar em casa", disse Minteh ao Flashscore: "É sempre bom dar 100 por cento, não importa se estás a jogar pela tua equipa, pela seleção nacional ou não, por isso, se queres estar ao mais alto nível, tens de atuar em todos os jogos, este jogo vai motivar-me, e acho que vai ser um bom jogo para mim e para a equipa."

E acrescentou: "O Quénia é uma equipa difícil, já jogámos contra eles e eu sei como é jogar contra o Quénia, por isso estamos aqui para vencer o jogo e ver o que acontece."

Questionado sobre a sensação de jogar ao lado do avançado Musa Barrow, que atua no Al Taawoun, da Liga Saudita, Minteh disse: "Sim, jogar com Musa (Barrow) é muito fácil, porque ele faz tudo parecer muito fácil para ti, é um jogador experiente e gosta de jogar com jogadores jovens. Adama (Sidibe) também é um bom avançado, um finalizador perfeito, se colocares a bola à frente dele, ele pode fazer de tudo para marcar, ele é um bom jogador, e todos eles são igualmente bons jogadores."

Sobre o que o treinador McKinstry disse aos jogadores antes do jogo decisivo, Minteh revelou: "Ele disse-nos como o jogo é importante, porque temos uma grande oportunidade de nos qualificarmos para o Campeonato do Mundo, por isso o mais importante é vencer os próximos jogos contra o Quénia e o Burundi."

Minteh enfatizou: "Mas o mais importante agora é o jogo com o Quénia, porque o jogo com o Burundi está longe, por isso temos de nos concentrar no jogo com o Quénia. Ele (McKinstry) também nos contou o que sabe sobre o Quénia, por isso acho que podemos usar isso como uma arma contra eles. A nossa abordagem é muito importante, e este é um jogo importante para a Gâmbia, embora vá ser muito difícil. O Quénia tem a vantagem de jogar em casa, como já disse, e tem o apoio dos seus adeptos, por isso não vai ser fácil, sabemos disso, e temos de estar preparados para o jogo."

O primeiro jogo entre o Quénia e a Gâmbia terminou empatado em 3-3, com Minteh a marcar e Barrow a fazerem dois golos. A Gâmbia está atualmente em quinto lugar, com quatro pontos, uma vitória, um empate e quatro derrotas.

O primeiro classificado de cada grupo qualificar-se-á diretamente para o Campeonato do Mundo. A segunda fase colocará os quatro melhores segundos classificados em duas meias-finais únicas, seguidas de uma final. O vencedor desta segunda fase participará no Play-off da FIFA.

Dennis Mabuka
Dennis MabukaFlashscore