Mais

Nagelsmann sob pressão após derrota histórica da Alemanha

Julian Nagelsmann, selecionador da Alemanha
Julian Nagelsmann, selecionador da AlemanhaReuters / David W Cerny
O treinador da Alemanha, Julian Nagelsmann, que esta semana estabeleceu o objetivo de ganhar o Campeonato do Mundo de 2026, está a voltar à estaca zero após a surpreendente derrota de quinta-feira por 2-0 contra a anfitriã Eslováquia no seu primeiro jogo de qualificação.

Recorde as incidências da partida

O selecionador da Alemanha, Julian Nagelsmann, que no início da semana tinha assumido como objetivo conquistar o Campeonato do Mundo de 2026, enfrenta agora um balde de água fria após a surpreendente derrota por 2-0 frente à Eslováquia, na quinta-feira, no primeiro jogo da fase de qualificação.

A Mannschaft, que contou com as novas estrelas da Premier League Florian Wirtz e Nick Woltemade, mostrou-se inofensiva no ataque, frágil na defesa e sem qualquer plano de jogo, permitindo que os eslovacos dominassem e infligissem à Alemanha a primeira derrota fora de casa da história em qualificações para Campeonatos do Mundo.

Terceira derrota consecutiva e alarmes ligados

“Simplesmente não foi suficiente da parte de nenhum de nós”, reconheceu o capitão Joshua Kimmich, após a terceira derrota consecutiva da seleção.

A Alemanha já tinha perdido com Portugal e França na Liga das Nações, em junho. O próximo desafio é no domingo, em Colónia, frente à Irlanda do Norte, num jogo decisivo do Grupo A, que também inclui Luxemburgo.

“Temos a oportunidade de fazer melhor daqui a três dias”, disse ainda Kimmich. “Falámos sobre o Campeonato do Mundo antes deste jogo, mas primeiro temos de garantir a qualificação. Com exibições como esta, isso não vai acontecer.”

Alemanha sem impacto internacional desde 2014

Os tetracampeões mundiais venceram o último título mundial em 2014, mas desde então têm estado longe dos grandes palcos. Foram eliminados na fase de grupos nas últimas duas edições do Mundial e, apesar de Nagelsmann ter levado a equipa aos quartos de final do Euro-2024, a seleção continua longe do nível esperado.

Antes do jogo com a Eslováquia, o técnico sublinhou que definir objetivos elevados - como ganhar o Mundial - era sinal de confiança e boa saúde da equipa. No entanto, a derrota em Bratislava mudou o cenário: os adeptos exigem agora mais urgência, agressividade e alterações imediatas, sobretudo na linha defensiva, onde Antonio Rüdiger foi batido nos dois golos sofridos.

Desafios urgentes para Nagelsmann

Para além de reorganizar a defesa, Nagelsmann precisa de encontrar um criativo no meio-campo, capaz de ligar defesa e ataque e dar à equipa um plano de jogo mais claro.

“Acredito que os jogadores percebem agora o que é necessário para domingo. Toda a equipa tem de carregar essa energia. Se formos mais intensos e agressivos, teremos um jogo melhor”, afirmou o treinador.