Mais

Novo técnico do Peru sobre o Mundial-2026: "Estamos confiantes de que nos podemos apurar"

Ibañez na sua apresentação como técnico do Peru
Ibañez na sua apresentação como técnico do PeruCONNIE FRANCE / AFP
O argentino Óscar Ibáñez assumiu esta terça-feira o cargo de treinador do Peru com otimismo, confiante de que ainda pode contar com Paolo Guerrero e sair do fundo da zona de qualificação sul-americana para o Mundial-2026.

"Estamos muito entusiasmados com a possibilidade de nos apurarmos. Somos homens de desafios e estamos confiantes de que nos podemos apurar, como os jogadores me disseram", disse na sua primeira conferência de imprensa com a camisola de treinador do Peru.

Ibanez, de 57 anos, apelou ao empenho de todos os jogadores para deixar para trás os maus resultados do Peru nas 12 primeiras das 18 jornadas da qualificação, onde está em 10º e último lugar com sete pontos, a 10 pontos do sexto classificado.

As eliminatórias oferecem seis vagas para o Mundial do ano que vem na América do Norte, enquanto o sétimo classificado terá a chance de disputar uma repescagem contra uma seleção de outro continente.

"Quando todos os jogadores estão presentes, eles são capazes de alcançar coisas incríveis. São capazes de lutar por um lugar no play-off (atualmente nas mãos da Bolívia com 13 pontos); apelo a isso, a poder contar com todos. É por isso que destaco a reação dos rapazes, eles acreditam que ainda podemos fazer isso", disse.

Guerrero está "convencido"

Ibanez disse que espera ainda contar com o melhor marcador da seleção, Paolo Guerrero, apesar de o jogador ter anunciado sua retirada da seleção em 7 de janeiro.

"Tive a oportunidade de falar com Paolo para saber como ele estava com a lesão (no tornozelo). Ele está a jogar a Libertadores, é competitivo e conto com ele. Ele está convencido de que ainda podemos (apurar-nos)", acrescentou.

Ibáñez será o terceiro técnico do Peru na qualificação. Substitui o uruguaio Jorge Fossati, que substituiu o peruano Juan Reynoso em janeiro de 2024.

O calendário do Peru
O calendário do PeruFlashscore

O novo treinador, um antigo guarda-redes formado na Argentina que desenvolveu a sua carreira de jogador no Peru, foi o guarda-redes titular da seleção Inca nas eliminatórias para o Mundial na Coreia do Sul e no Japão e para o Mundial na Alemanha.

A preparação para o Mundial recomeça em março, quando o Peru receber a Bolívia. Depois, visita a Venezuela para a 14.ª jornada.