Oficial: Selecionador nacional norueguês Solbakken renova até 2028

Stale Solbakken na assinatura do contrato
Stale Solbakken na assinatura do contratoNTB, NTB / Alamy / Profimedia

Stale Solbakken vai continuar a liderar a seleção nacional de futebol da Noruega pelo menos até 2028. O técnico, de 57 anos, renovou o seu contrato, que terminava após o Mundial 2026, até ao Europeu, dentro de dois anos e meio.

"O Stale é, sem dúvida, o melhor selecionador nacional que alguma vez tivemos", afirmou a presidente da federação, Lise Klaveness, numa conferência de imprensa conjunta esta quinta-feira, sublinhando: "Nunca tivemos dúvidas de que queríamos continuar a trabalhar com ele por mais tempo."

Solbakken conseguiu levar Noruega, com a estrela Erling Haaland, a um grande torneio pela primeira vez desde 2000. Na qualificação, a sua equipa venceu todos os oito jogos, incluindo dois triunfos frente ao tetracampeão mundial Itália. Em 2026, nos Estados Unidos, México e Canadá, os escandinavos vão participar novamente num Mundial, algo que não acontecia desde 1998, e dezenas de milhares de adeptos celebraram a qualificação com entusiasmo na praça da Câmara Municipal em Oslo.

Solbakken, que esteve ao serviço do Colónia na época 2011/12, assumiu o comando do "Landslaget" em dezembro de 2020, sucedendo a Lars Lagerbäck. Sob a sua liderança, a seleção disputou 52 jogos, dos quais venceu 31 e perdeu apenas onze.

O treinador revelou que teve "outras opções". "Digo que sim porque a federação está numa posição realmente favorável. Temos uma presidente dedicada e competente (...) e uma equipa com quem é um prazer trabalhar", afirmou Solbakken, que, segundo Klaveness, passa a ser o selecionador nacional norueguês mais bem pago da história, com um salário anual de dez milhões de coroas (850.000 euros).