Mais

Otamendi escreve inédita derrota caseira do Brasil (0-1) e Argentina segue líder

Alisson lamenta derrota inédita do Brasil como visitado nas Eliminatórias
Alisson lamenta derrota inédita do Brasil como visitado nas EliminatóriasProfimedia
O Brasil perdeu para a Argentina (0-1) nesta terça-feira, no Maracanã, pela 6.ª jornada das Eliminatórias do Campeonato do Mundo. Esta foi a primeira derrota em casa da Seleção na história da competição. Confrontos nas bancadas atrasou a partida em quase meia hora. Otamendi fez o golo do jogo no segundo tempo, e Joelinton ainda foi expulso perto do fim.

Recorde as principais incidências da partida

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

Brasil chegou a três derrotas seguidas nas Eliminatórias, algo também inédito. A sequência negativa deixou a seleção de Fernando Diniz em 6.º lugar, com 7 pontos, ainda na zona de classificação direta para o Mundial. Já a Argentina atingiu os 15 pontos e manteve-se na liderança.

Confusão e violência

Uma briga generalizada tomou conta do Setor Sul do Maracanã durante a execução do hino nacional do Brasil. Sem separação entre as claques, brasileiros e argentinos entraram em confronto. A Polícia Militar reprimiu fortemente os adeptos da Argentina, e os jogadores da Albiceleste tentaram intervir.

Briga generalizada no Setor Sul atrasou início do clássico
Briga generalizada no Setor Sul atrasou início do clássicoProfimedia

Após os atletas da Argentina saírem de campo e voltarem, o jogo começou com 27 minutos de atraso. A tensão refletiu-se no canto em muitas faltas e três cartões amarelos para o Brasil no primeiro tempo. A canarinha foi superior, mas pecou muito na definição das jogadas, sobretudo com Raphinha.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaFlashscore

De novo na bola aérea

O Brasil ampliou a pressão na volta do intervalo e criou oportunidades. Na melhor delas, após boa jogada de Gabriel Jesus, aos 12, Martinelli desperdiçou na cara de Emiliano Martínez. O castigo veio novamente na bola aérea, cinco minutos depois. Num canto de Lo Celso, Otamendi subiu no terceiro andar e cabeceou no ângulo.

Otamendi garantiu a vitória da Argentina no Maracanã
Otamendi garantiu a vitória da Argentina no MaracanãProfimedia

A Argentina chegou ao golo na sua primeira finalização certa na partida. A desvantagem esfriou o ânimo da equipa brasileira, e Diniz tentou resgatar a equipa com as entradas de Endrick e Joelinton. Douglas Luiz e Raphael Veiga também foram a campo.

Expulsão polémica e "equipa sem vergonha"

Para piorar a situação brasileira, o árbitro Piero Maza expulsou Joelinton aos 36, nove minutos após ele entrar. O médio recebeu cartão vermelho direto por um empurrão sem bola em Rodrigo de Paul. Apesar de ter sido atingido no peito, o argentino levou as mãos ao rosto e caiu no chão.

Piero Maza deu vermelho direto para Joelinton
Piero Maza deu vermelho direto para JoelintonProfimedia

Mesmo com a vantagem numérica, a Argentina seguiu fechada na defesa para segurar o resultado. Sem muita ordem, o Brasil tentou de tudo, mas não deu trabalho a Emiliano Martínez. A seleção de Fernando Diniz ainda ouviu gritos de "equipa sem vergonha" antes do apito final.