Mais

Power Ranking do Mundial-2026: Dois claros favoritos à medida que começam a surgir qualificados

Poderá Messi e a Argentina ganhar o segundo Campeonato do Mundo consecutivo?
Poderá Messi e a Argentina ganhar o segundo Campeonato do Mundo consecutivo?ČTK / AP / Gustavo Garello
O Campeonato do Mundo de 2026 será a maior edição do torneio até à data, com 48 países, mas qual deles tem mais probabilidades de vencer?

Depois de cada fase de qualificação, vamos classificar as 10 seleções que parecem estar em melhor forma para reinarem nos Estados Unidos, Canadá e México, com base na sua forma e na força do plantel.

Veja abaixo como está a situação a menos de um ano da competição.

10. Noruega

A Noruega está no top 10 depois de manter o um registo perfeito na qualificação em grande estilo na última pausa internacional.

Os noruegueses marcaram 11(!) golos contra a Moldávia, nos quais Erling Haaland marcou cinco e Martin Odegaard fez um golo e duas assistências. E, apesar de só terem defrontado a Moldávia, trata-se de uma equipa que tinha somado derrotas respeitáveis por 2-0 contra a Itália e a Polónia.

Graças à diferença de golos, a Noruega tem agora grandes probabilidades de ficar em primeiro lugar no grupo, à frente da Itália, e de regressar ao Campeonato do Mundo pela primeira vez desde 1998. E, com a forma como está a jogar, poderá fazer mais do que apenas somar os números.

9. Alemanha (-3)

Os últimos jogos de qualificação da Alemanha foram extremamente preocupantes, com os homens de Julian Nagelsmann a sofrerem uma derrota por 2-0 contra a Eslováquia e depois a terem de recuperar de uma má primeira parte para vencerem a Irlanda do Norte.

As prestações no Euro-2024 e a qualidade do plantel seguram a equipa no top 10, mas com apenas duas vitórias nos últimos sete jogos, precisam de melhorar.

8. Marrocos (nova entrada)

Marrocos tornou-se a primeira seleção africana a garantir o seu lugar no Campeonato do Mundo com uma vitória por 5-0 sobre o Níger, tendo agora vencido 21 dos últimos 23 jogos.

Essa série inclui um Campeonato Africano das Nações (CHAN), que pode não ser muito relevante para as hipóteses no Mundial, uma vez que as equipas só podiam ser constituídas por jogadores a atuarem nos campeoantos nacionais, mas mostrou que têm alguma profundidade para além das estrelas.

Com esses craques, incluindo Achraf Hakimi e Brahim Diaz, a jogarem bem, os semifinalistas de 2022 terão boas hipóteses de causar nova surpresa no próximo verão. Chegam ao top-10 no lugar dos Países Baixos, depois de a seleção de Koeman ter sido travada pela Polónia e evitou por pouco a humilhação ao vencer a Lituânia por 3-2.

7. Equador (+1)

O Equador foi uma das surpresas das eliminatórias, terminando a campanha com apenas duas derrotas - contra Argentina e Brasil - em 18 jogos.

A principal razão para isso é a sua extraordinária defesa. Sofreram apenas cinco golos a caminho do Mundial, com 13 jogos sem sofrer, incluindo as últimas cinco partidas. É verdade que não marcaram em quatro delas, mas, se souberem cobrar grandes penalidades, essa é uma receita para o sucesso para as fases a eliminar.

Terminar as eliminatórias com uma vitória de 1-0 sobre a Argentina, que garantiu o segundo lugar, atrás dos campeões mundiais, deixou claro que são uma força a ser reconhecida.

O Equador fez uma excelente campanha nas eliminatórias
O Equador fez uma excelente campanha nas eliminatóriasFlashscore

6. Brasil (-1)

Enquanto o Equador ficou em segundo lugar, o Brasil terminou em quinto após ser dominado e derrotado pela Bolívia na última partida da qualificação. O resultado não é um bom sinal para Carlo Ancelotti, mas pode tirar algum consolo com o fato de ter lançado um onze de rotação e de ter visto os titulares garantirem uma vitória por 3-0 sobre o Chile alguns dias antes.

O Brasil continua a ser uma incógnita sob o novo treinador, mas com Ancelotti no comando e vários jogadores de classe mundial em campo, a sua qualidade é indiscutível.

5. Inglaterra (+2)

Depois de uma estreia muito fraca sob o comando do novo selecionador, a Inglaterra de Thomas Tuchel finalmente ganhou vida com uma goleada de 5-0 sobre a Sérvia, apesar de não contar com os importantes jogadores Bukayo Saka, Cole Palmer e Jude Bellingham por lesão.

Morgan Rogers e Noni Madueke deram gás no ataque, Elliot Anderson, que é a nova cara, tornou a equipa muito mais equilibrada e a defesa está muito bem, com cinco jogos sem sofrer golos nas cinco partidas até agora.

Ainda há muitos problemas para Tuchel resolver na procura pelo melhor onze e as vitórias pouco impressionantes sobre Andorra (1-0 e 2-0) que antecederam o jogo com a Sérvia continuam a ser uma preocupação, mas as coisas parecem estar a caminhar na direção certa.

4. Portugal

Portugal, campeão da Liga das Nações, teve um início de campanha perfeito na fase de qualificação, com duas vitórias em dois jogos e oito golos marcados. A vitória por 2-3 sobre a Hungria não foi tão confortável como os portugueses gostariam, mas o marcador foi duro, já que a equipa de Roberto Martinez dominou toda a partida em Budapeste. 

Cristiano Ronaldo também marcou três golos em dois jogos, o que deixa Martinez muito satisfeito, uma vez que pretende manter a confiança no veterano para conquistar o seu primeiro Campeonato do Mundo.

3. França

A França também conseguiu duas vitórias em dois jogos e também superou um pequeno susto num deles, passando pela Islândia numa vitória por 2-1.

No entanto, os franceses estiveram reduzidos a 10 nos cerca de 30 minutos finais e, de um modo geral, estiveram bem quando estiveram na máxima força, tanto nesse jogo como no jogo contra a Ucrânia.

2. Argentina (-1)

A Argentina perdeu o primeiro lugar na nossa classificação, em parte porque foi derrotada pelo Equador na última partida da fase de qualificação e em parte porque Lionel Messi tem manifestado cada vez mais dúvidas sobre a participação no Campeonato do Mundo.

No entanto, mesmo sem ele, a equipa continua a estar repleta de jogadores de classe mundial e sabe como vencer. Quer Messi esteja presente ou não, tirar-lhes o título não será fácil.

1. Espanha (+1)

Embora os problemas da Argentina já mencionados acima sejam, em parte, a razão pela qual a Espanha está no topo desta lista, os campeões europeus também mereceram o título.

A seleção espanhola teve um início de qualificação simplesmente impressionante, após uma vitória por 3-0 sobre a Bulgária e uma goleada de 0-6 sobre a Turquia fora de casa, em que as estrelas Pedri e Lamine Yamal estiveram imparáveis.

Há mais de um ano que não perdem um jogo (exceto nos penáltis), e seria muito corajoso apostar que essa série sem derrotas vai acabar em breve.

O autor
O autorFlashscore