Mais

Roberto Martínez lembra reencontro emotivo: "Temos responsabilidade de lutar pelo Diogo Jota"

Roberto Martínez, selecionador nacional
Roberto Martínez, selecionador nacionalPATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP
Roberto Martínez, selecionador nacional de Portugal, fez, esta sexta-feira, a conferência de antevisão à partida com a Arménia, marcada para sábado, que marca o arranque da qualificação para o Mundial-2026. Leia abaixo as declarações.

Siga as incidências do encontro

Dificuldades de Portugal na Arménia: "Em primeiro, quero enviar sentimentos às famílias e amigos das vítimas do acidente do elevador da Glória. Referente ao estágio, é um desafio diferente. São dois jogos fora de casa. Sabemos que os jogos Arménia - Portugal foram sempre competitivos e é o que espero amanhã (sábado). Têm novo treinador, mas conhecemos a qualidade que os jogadores têm e também o aspeto emotivo, que é o fator mais importante para nós. Temos de igualar isso com a nossa intensidade, reação à perda e qualidade. É um desafio importante".

Ronaldo e João Neves a lateral direito: "Não falo do 11 inicial, falo do estado dos jogadores. Temos um treino hoje (sexta-feira). Fiquei contente com a nossa preparação, é importante chegar 48 horas antes do jogo. Todos os jogadores estão cheios de energia e focados. É importante gerir, temos dois jogos em 72 horas. Perdemos o Diogo Dalot, teve desconforto muscular, e o Nuno Tavares chega porque é o único jogador que, com um treino, pode executar todos os movimentos que pretendemos. Era o nosso jogador 27 na Liga das Nações. A polivalência dos nossos jogadores é importante, utilizámos o Nuno Mendes assim, o mesmo com o João Neves".

Reencontro com o grupo após falecimento de Jota: "Todos sentimentos o luto diferente, mas foi incrível, foi muito emotivo utilizar o espírito da equipa campeã, porque é uma equipa que ganha o troféu e o Diogo Jota fez parte e construiu o balneário. Para nós, é uma força e um ponto de motivação. O Diogo queria ganhar o Mundial. Foi um encontro emotivo, difícil, mas também muito bonito. Temos oportunidade e responsabilidade de lutar pelo povo português, como sempre, mas também pelo Diogo".

Os últimos confrontos
Os últimos confrontosFlashscore

Domínio no grupo: "É razoável mostrar o melhor nível em todos os jogos. Foi o que fizemos no apuramento para o Europeu, onde ganhámos 10 jogos, mas foi o mesmo no apuramento para a Liga das Nações. O importante é o compromisso, foco e disciplina individual. No fim, podemos avaliar a caminhada".

Distância para a Arménia: "Primeiro, ainda bem que falamos só agora porque vocês mudaram de treinador (risos). Temos de nos adaptar, há um grande respeito pela Arménia, vi o que o selecionador fez a nível de clubes. É um grande teste para nós. Viemos dois dias antes, fizemos um plano diferente, no final do jogo vamos para Budapeste. Estamos entusiasmados, mas respeitamos imenso a seleção da Arménia. No passado, empatámos aqui duas vezes".

Preparação dos jogadores portugueses: "Faz parte dos desafios do futebol internacional. Os elementos são diferentes dos clubes. Não é nada diferente, todos os jogadores estão preparados para competir, uns com mais e outros com menos minutos".

O calendário de Portugal
O calendário de PortugalFlashscore

Jogos passados de Portugal na Arménia: "Não. Há muitos aspetos que são diferentes, logo a começar pelo novo selecionador. Haverá uma grande atmosfera, com adeptos muito emocionados e apaixonados. O facto de haver um novo selecionador também traz alguma expectativa. Podemos esperar algumas novidades táticas para amanhã (sábado)".

Mudança de selecionador na Arménia: "Espero o mesmo que as outras seleções demonstraram quando defrontaram Portugal. Mas quando há uma troca de treinador, os aspetos emocionais têm mais peso. O grande desafio agora para nós é mudar o chip depois de termos vencido a Liga das Nações. E é isso que queremos fazer".

Selecionador da Arménia vinha de um clube: "Há muitos aspetos que não mudam, pois são do treinador. Conheço-o desde o tempo em que esteve no seu último clube e é com base nessa passagem que também fiz a minha análise para o jogo. Um aspeto importante é também o sucesso que ele teve nesse clube. Conhece muito bem os seus jogadores para este jogo".

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

Preparação: "As duas seleções tiveram o mesmo tempo de preparação, então não é uma questão de vantagem ou desvantagem. A seleção da Arménia irá colocar muita competitividade e nós temos de igualar esses níveis. Temos de mostrar personalidade frente a esta seleção da Arménia, que amanhã terá o seu público a mostrar todo o apoio".

Potencial resultado: "Falar sobre resultados é para os adeptos. Estou focado apenas no desempenho da equipa. É o desempenho que acaba por motivar um determinado resultado. Mas irei aceitar, naturalmente, qualquer resultado do jogo".