Mais

Samuel Eto'o denuncia contratação "ilegal" de Marc Brys como selecionador dos Camarões

Marc Brys foi nomeado treinador da equipa dos Camarões na terça-feira
Marc Brys foi nomeado treinador da equipa dos Camarões na terça-feiraAFP
O presidente da Federação Camaronesa de Futebol escreveu ao Ministério dos Desportos do país para denunciar a nomeação "ilegal" do belga Marc Brys como novo treinador da seleção nacional.

"A federação nacional (FECAFOOT) não pode reconhecer estas nomeações feitas fora de qualquer quadro legal e regulamentar", afirmou Eto'o, que é o melhor marcador de sempre dos Camarões, numa carta tornada pública na quarta-feira.

A FECAFOOT, lamentou não ter estado envolvida "nem de perto, nem de longe" no processo de seleção do novo treinador e da sua equipa. Segundo a federação, o ato é contrário a um decreto presidencial relativo à organização das equipas nacionais de futebol dos Camarões, que especifica que a entidade é responsável pela sua gestão.

A federação disse não ter recebido qualquer resposta à sua lista de candidatos propostos, expressando a sua "grande surpresa" na quarta-feira perante aquilo a que chamou uma decisão "unilateral" do ministério dos desportos de nomear Brys, de 61 anos, no dia anterior.

Brys, que já treinou vários clubes na Bélgica, Países Baixos e Arábia Saudita, sucede a Rigobert Song, cujo contrato não foi renovado por Eto'o depois de os Camarões terem sido eliminados nos oitavos de final da Taça das Nações Africanas deste ano.

Brys é o terceiro belga a assumir o comando dos Camarões. O último foi Hugo Broos, que levou o país ao seu quinto título da CAN em 2017.

Os Leões Indomáveis retomam a campanha de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026 em junho. Atualmente, estão no topo do Grupo D, após uma vitória sobre as Maurícias e um empate fora com a Líbia.