Nem todos os jogadores já tinham chegado a Katowice, como foi o caso de Bartosz Slisz, que ainda jogou 90 minutos na noite de domingo para segunda-feira, ou de Jan Bednarek e Jakub Kiwior, que terminaram o jogo depois da meia-noite. No entanto, ao final da tarde de segunda-feira, o selecionador Jan Urban e o capitão Robert Lewandowski iniciaram oficialmente o estágio com um encontro com a comunicação social antes da primeira sessão de treino.
O onze não está fechado
Przemyslaw Langier resumiu os dois primeiros jogos da Polónia como muito bons, ao que o selecionador corrigiu ligeiramente.
"Foram bons jogos, jogámos muito bem contra a seleção neerlandesa, embora tenhamos precisado de alguma sorte. Ganhámos merecidamente contra a Finlândia, mas ainda há muitas coisas a melhorar. Quanto ao início de um novo treinador, é claro que estou satisfeito e vamos continuar assim", disse Jan Urban, para depois responder à questão de saber se o onze para os jogos da fase de grupos já está definido.
O jogo contra a Nova Zelândia deverá testar mais jogadores. O selecionador, no entanto, não quis revelar se se trata de quatro a cinco mudanças, mantendo o núcleo da equipa, ou de uma experiência maior. "Veremos. Há jogadores que jogaram menos nos clubes ou que não vimos e queremos dar-lhes uma oportunidade. Há também alguns que vieram com lesões ligeiras, pelo que podem jogar dependendo da sua saúde."
Bednarek e Kiwior são uma parte importante da seleção nacional
O onze está fechado?"Não, as lesões acontecem - como Zalewski ou Buksa agora - e por isso entram novos nomes. Tudo muda muito rapidamente no futebol. Tão rapidamente como a situação de Bednarek e Kiwior mudou. Kiwior jogava num grande clube, mas desejava ter mais minutos. Numa situação semelhante encontrava-se Janek Bednarek no Southampton. De repente, estão a jogar num clube forte (FC Porto), jogam muito e, juntos, tudo lhes corre bem. O futebol é assim, por isso não se pode dizer que o onze está fechado", concluiu.
O facto de Bednarek e Kiwior jogarem juntos é benéfico para a seleção nacional? "É sabido que se jogarmos na mesma equipa, conhecemo-nos melhor. Na própria seleção nacional, estes contactos são poucos, pelo que isto só nos pode ajudar."
Recorde-se que a seleção polaca vai disputar dois jogos durante o estágio de outubro. A 9 de outubro, no Estádio da Silésia, terá lugar um jogo particular contra a Nova Zelândia, enquanto a 12 de outubro o adversário na fase de qualificação para o Campeonato do Mundo será a Lituânia.