Mais

Selecionador da Polónia satisfeito: "Bednarek e Kiwior jogam num clube muito forte e tudo corre bem"

Jan Urban é o selecionador da Polónia
Jan Urban é o selecionador da PolóniaJarek Praszkiewicz / EPA / Profimedia

Cinco jogadores ainda não chegaram, mas a seleção polaca iniciou o seu estágio em Katowice na segunda-feira. Jan Urban está consciente de que o efeito de frescura já passou e que precisa de motivar os jogadores de forma decente contra a Lituânia. "A Lituânia tem menos pontos do que deveria ter e espero que a equipa esteja consciente disso. Ninguém gosta deste tipo de jogos, porque no papel somos os favoritos, mas estamos conscientes de que não será um encontro fácil", afirmou.

Nem todos os jogadores já tinham chegado a Katowice, como foi o caso de Bartosz Slisz, que ainda jogou 90 minutos na noite de domingo para segunda-feira, ou de Jan Bednarek e Jakub Kiwior, que terminaram o jogo depois da meia-noite. No entanto, ao final da tarde de segunda-feira, o selecionador Jan Urban e o capitão Robert Lewandowski iniciaram oficialmente o estágio com um encontro com a comunicação social antes da primeira sessão de treino.

O onze não está fechado

Przemyslaw Langier resumiu os dois primeiros jogos da Polónia como muito bons, ao que o selecionador corrigiu ligeiramente.

"Foram bons jogos, jogámos muito bem contra a seleção neerlandesa, embora tenhamos precisado de alguma sorte. Ganhámos merecidamente contra a Finlândia, mas ainda há muitas coisas a melhorar. Quanto ao início de um novo treinador, é claro que estou satisfeito e vamos continuar assim", disse Jan Urban, para depois responder à questão de saber se o onze para os jogos da fase de grupos já está definido.

O jogo contra a Nova Zelândia deverá testar mais jogadores. O selecionador, no entanto, não quis revelar se se trata de quatro a cinco mudanças, mantendo o núcleo da equipa, ou de uma experiência maior. "Veremos. Há jogadores que jogaram menos nos clubes ou que não vimos e queremos dar-lhes uma oportunidade. Há também alguns que vieram com lesões ligeiras, pelo que podem jogar dependendo da sua saúde."

Bednarek e Kiwior são uma parte importante da seleção nacional

O onze está fechado?"Não, as lesões acontecem - como Zalewski ou Buksa agora - e por isso entram novos nomes. Tudo muda muito rapidamente no futebol. Tão rapidamente como a situação de Bednarek e Kiwior mudou. Kiwior jogava num grande clube, mas desejava ter mais minutos. Numa situação semelhante encontrava-se Janek Bednarek no Southampton. De repente, estão a jogar num clube forte (FC Porto), jogam muito e, juntos, tudo lhes corre bem. O futebol é assim, por isso não se pode dizer que o onze está fechado", concluiu.

O facto de Bednarek e Kiwior jogarem juntos é benéfico para a seleção nacional? "É sabido que se jogarmos na mesma equipa, conhecemo-nos melhor. Na própria seleção nacional, estes contactos são poucos, pelo que isto só nos pode ajudar."

Recorde-se que a seleção polaca vai disputar dois jogos durante o estágio de outubro. A 9 de outubro, no Estádio da Silésia, terá lugar um jogo particular contra a Nova Zelândia, enquanto a 12 de outubro o adversário na fase de qualificação para o Campeonato do Mundo será a Lituânia.