Potes do sorteio de qualificação para o Campeonato do Mundo (Europa)
Pote 1: Espanha, Alemanha, França, Inglaterra, Portugal, Países Baixos, Bélgica, Itália, Croácia, Suíça, Dinamarca e Áustria.
Pote 2: Ucrânia, Suécia, Turquia, País de Gales, Hungria, Sérvia, Polónia, Roménia, Grécia, Eslováquia, República Checa e Noruega.
Pote 3: Escócia, Eslovénia, Irlanda, Albânia, Macedónia do Norte, Geórgia, Finlândia, Islândia, Irlanda do Norte, Montenegro, Bósnia e Herzegovina e Israel.
Pote 4: Bulgária, Luxemburgo, Bielorrússia, Kosovo, Arménia, Cazaquistão, Azerbaijão, Estónia, Chipre, Ilhas Faroé, Letónia e Lituânia.
Pote 5: Moldávia, Malta, Andorra, Gibraltar, Liechtenstein e São Marinho.
Como funciona o sorteio?
Em primeiro lugar, todas as equipas do Pote 1 são distribuídas pelos doze grupos, de A a L, de acordo com a sua ordem de partida. De seguida, os grupos 2 a 5 são ordenados, sendo cada grupo completamente esvaziado. Os grupos A a F serão constituídos por quatro equipas e os grupos G a L por cinco.
Quem se qualifica para o Campeonato do Mundo de 2026?
Os doze vencedores dos grupos qualificam-se diretamente, enquanto os restantes quatro dos 16 lugares para a Europa serão determinados por play-offs. Os doze segundos classificados dos grupos e os quatro vencedores dos grupos da Liga das Nações que não se qualificaram disputarão o "play-off".
Quando se realizam os jogos?
A fase de grupos das eliminatórias do Campeonato do Mundo começa em março e prolonga-se até novembro de 2025, com os jogos do "play-off" em março de 2026. Os grupos de cinco começam em março, com exceção dos quartos de final da Liga das Nações, que começam em junho. Os grupos de quatro terão início em setembro de 2025, uma vez que a Final Four da Liga das Nações se realiza em junho.
As eliminatórias para o Campeonato do Mundo serão publicadas esta sexta-feira à noite.
Que mais há para saber?
Alguns jogos foram anteriormente excluídos devido a questões climatéricas, políticas ou de distância geográfica. As restrições aplicam-se às "nações marginais" do Azerbaijão, Cazaquistão e Islândia.
As partidas de sete países com invernos rigorosos, como Finlândia e Noruega, serão limitadas. Os pares Espanha-Gibraltar, Ucrânia-Bielorrússia, Kosovo-Bósnia-Herzegovina e Kosovo-Sérvia estão excluídos por razões políticas.
Grupo de quatro ou cinco para Portugal?
Uma vez que a Liga das Nações tem, pela primeira vez, uma fase de quartos de final, as oito seleções cabeças-de-série serão sorteadas sem que se saiba o seu nome.
Isto significa que, após o sorteio, apenas os países apurados saberão quais os adversários que irão enfrentar, dependendo do que acontecer entre 20 e 23 de março. Por exemplo, se Portugal passar dos quartos de final da Liga das Nações contra a Dinamarca, jogará num grupo de quatro. Se perder, jogará num grupo de cinco.