“Aos jogadores e à equipa técnica desta valorosa equipa, fica o reconhecimento e o sublinhar de uma qualidade e de um potencial que já tinha ficado patente aquando da conquista do Campeonato da Europa, em julho”, destacam os encarnado, em comunicado.
Portugal conquistou hoje pela primeira vez o título mundial de futebol de sub-17, ao vencer a Áustria (1-0)com um golo solitário de Anísio Cabral, aos 32 minutos, na final disputada em Doha.
Definindo o título como “brilhante”, o Benfica destaca a sua satisfação “redobrada”, uma vez que nove jogadores da formação do clube “contribuíram para este feito memorável”: Anísio Cabral, Daniel Banjaqui, Miguel Figueiredo, José Neto, Mauro Furtado, Rafael Quintas, Ricardo Neto, Stevan Manuel e Tomás Soares.
As águias recordam ainda que foram o clube com mais jogadores (10) presentes neste Mundial de sub-17.
“No topo do mundo. Portugal é campeão do mundo de sub-17. Parabéns, Portugal e parabéns em especial aos nossos ‘dragões’ Bernardo Lima, Mateus Mide, Martim Chelmik, Duarte Cunha e Yoan Pereira”, lê-se na conta oficial do FC Porto na rede social X.
Já o Sporting parabenizou Alexandre Tverdohlebov, antes de estender o cumprimento a Portugal.
Também o SC Braga destacou o inédito feito dos miúdos lusos, que já se tinham sagrado campeões europeus do escalão.
“É vossa, é de Portugal”, escreveram os bracarenses no X.
Este é o terceiro título de campeão do mundo conquistado por Portugal, depois dos triunfos nos Mundiais de sub-20, em 1989, na Arábia Saudita, e 1991, em Portugal, em ambos os casos sob a orientação de Carlos Queiroz.
