Na final de 2025, Portugal defronta Áustria no Khalifa International Stadium. Um bis de Johannes Moser garantiu à seleção austríaca a vitória sobre Itália e o apuramento para a final, enquanto Portugal, campeão europeu, superou o recordista Brasil nas grandes penalidades. Mas esta final tem ainda outro significado: tanto Portugal como Áustria podem conquistar o troféu pela primeira vez na sua história.
Com a expectativa a aumentar para o duelo que se avizinha, vale a pena recordar o percurso das equipas europeias nas finais anteriores do Mundial de Sub-17.
1985: Nigéria 2-0 Alemanha Ocidental
A primeira final do Mundial desta categoria realizou-se em 1985, na China. A Alemanha Ocidental, liderada pelo goleador Marcel Witeczek, enfrentou uma seleção nigeriana praticamente desconhecida. Apesar das boas oportunidades dos alemães, os “Golden Eagles” surpreenderam: Jonathan Akpoborie e Victor Igbinoba marcaram os golos que garantiram o histórico triunfo por 2-0 da Nigéria.
1987: União Soviética 1-1 Nigéria (4-2 g.p.)
Dois anos depois, a Europa conquistou o seu primeiro título. A União Soviética bateu a detentora do título, Nigéria, na final de Toronto – repetindo o duelo da fase de grupos, que também terminara empatado a um golo. Após os golos de Yuriy Nikiforov e Philip Osondu, só as grandes penalidades decidiram: 4-2 para a União Soviética.
1989: Arábia Saudita 2-2 Escócia (5-4 g.p.)
A Europa voltou a marcar presença na final – desta vez graças à anfitriã Escócia, que eliminou Portugal nas meias-finais. Depois de se adiantar por 2-0 com golos de Ian Downie e Paul Dickov, a Arábia Saudita conseguiu empatar na segunda parte. Nas grandes penalidades, os escoceses falharam por duas vezes, permitindo à Arábia Saudita tornar-se a primeira seleção asiática a conquistar o título.
1991: Gana 1-0 Espanha
Em Florença, duas equipas invictas encontraram-se na final. Espanha, que tinha empatado 1-1 com Gana na fase de grupos, acabou por sair derrotada na final. Emmanuel Duah marcou o único golo do encontro aos 77 minutos, dando a Gana o seu primeiro título.
2001: França 3-0 Nigéria
Após uma longa ausência, a Europa regressou em grande em 2001. França dominou por completo a Nigéria na final de Port of Spain. Florent Sinama Pongolle, Anthony Le Tallec e Samuel Pietre apontaram os golos de um convincente triunfo por 3-0 – o segundo título europeu.
2003: Brasil 1-0 Espanha
A Espanha voltou a exibir-se em bom plano em 2003, mas não conseguiu superar o Brasil. Um golo madrugador de Leonardo, após um livre cobrado pelo capitão João, decidiu a final de Helsínquia. Apesar das oportunidades criadas, a seleção espanhola não conseguiu bater o guarda-redes Bruno, em grande forma.
2007: Nigéria 0-0 Espanha (3-0 g.p.)
Na final de Seul, a Espanha voltou a defrontar a Nigéria – e voltou a sair derrotada. Após 120 minutos intensos sem golos, o guarda-redes Oladele Ajiboye defendeu dois penáltis e foi o herói nigeriano.
2009: Suíça 1-0 Nigéria
Na sua estreia, a Suíça protagonizou uma autêntica surpresa em Abuja. Um golo de cabeça de Haris Seferovic aos 63 minutos garantiu o triunfo sobre a anfitriã Nigéria e o primeiro título mundial da história helvética. A Europa esteve em destaque – a Espanha terminou ainda no terceiro lugar.
2017: Inglaterra 5-2 Espanha
A primeira final totalmente europeia do Mundial de Sub-17 foi verdadeiramente espetacular. A Espanha adiantou-se cedo com 2-0, mas Inglaterra deu a volta ao resultado de forma impressionante: Rhian Brewster, Morgan Gibbs-White, Marc Guehi e, por duas vezes, Phil Foden assinaram uma vitória clara por 5-2, garantindo o quarto título europeu.

2023: Alemanha 2-2 França (4-3 g.p.)
Na segunda final totalmente europeia, Alemanha celebrou o seu primeiro título. Depois de se adiantar por 2-0 com golos de Paris Brunner e Noah Darvich, a França conseguiu empatar, levando a decisão para as grandes penalidades. Aí, o guarda-redes Konstantin Heide defendeu dois remates e tornou-se o herói alemão.
