Mais

Tuchel avisa Inglaterra antes do duelo com a Sérvia: "Temos de estar preparados para tudo"

Thomas Tuchel durante o jogo da Inglaterra contra Andorra
Thomas Tuchel durante o jogo da Inglaterra contra AndorraČTK / AP / Andrew Yates / Profimedia
Thomas Tuchel deixou um aviso à sua seleção inglesa antes do jogo de qualificação para o Mundial de 2026 frente à Sérvia, marcado para esta terça-feira, em Belgrado.

O técnico alemão quer manter o arranque perfeito no Grupo K, depois da vitória por 2-0 sobre Andorra, no sábado, em Villa Park, que garantiu à Inglaterra a quarta vitória em quatro jogos.

Tuchel mantém o objetivo de pôr fim a uma seca de 60 anos sem títulos internacionais masculinos, apontando à fase final do Mundial, que será disputado nos Estados Unidos, México e Canadá.

A Inglaterra esteve perto de quebrar o jejum nas duas últimas finais do Europeu, mas saiu derrotada sob o comando do antecessor de Tuchel, Gareth Southgate. Agora, o selecionador garante que a sua equipa está focada num desafio muito mais exigente frente à Sérvia, um dos rivais diretos na luta pela qualificação.

"Será uma boa prova e estamos ansiosos por ela. Sentimos que estamos prontos para enfrentar o ambiente, a intensidade física e será um jogo muito emotivo, muito importante dentro do grupo. Estaremos preparados para isso" afirmou Tuchel.

A seleção inglesa também defrontou a Sérvia no Euro-2024, vencendo o seu primeiro jogo do torneio por 1-0 graças a um cabeceamento de Jude Bellingham.

Atualmente, lideram o grupo com cinco pontos de vantagem sobre a Sérvia, que é segunda, embora a equipa de Dragan Stojkovic tenha um jogo a menos.

"Imagino que haverá um ambiente muito emotivo. Temos de nos adaptar à adversidade, superá-la e depois ver como está o relvado, como se desenvolve o jogo, porque nunca se sabe. Podem aparecer cartões vermelhos, amarelos, o que for, por isso temos de estar prontos para tudo" comentou Tuchel, ex-treinador do Chelsea e do Paris Saint-Germain, sobre jogar na capital sérvia.

A Inglaterra teve dificuldades por momentos frente a Andorra, que ocupa o 174.º lugar no ranking mundial, mas ainda não concedeu qualquer golo na fase de qualificação.

"Acho que vamos encontrar a mesma formação (que contra Andorra), um bloco defensivo 5-4-1, qualidade individual na frente com avançados altos e físicos. Vamos preparar-nos para a melhor versão do nosso adversário e depois teremos de nos adaptar ao que vier" acrescentou Tuchel.

A capacidade do estádio Rajko Mitic foi reduzida em 15 por cento depois de a FIFA ter sancionado e multado as autoridades do futebol sérvio pelo comportamento dos seus adeptos, incluindo "discriminação e abusos racistas" contra Andorra em junho.

Em 2012, a UEFA obrigou a seleção sub-21 da Sérvia a disputar um jogo à porta fechada devido ao "comportamento inadequado dos seus adeptos, em particular comportamentos racistas" num play-off do Europeu frente à Inglaterra, em Krusevac.