Mais

Vlad Chiricheș: "Estar no Campeonato do Mundo seria a realização da minha carreira"

Vlad Chiricheș, defesa da Roménia
Vlad Chiricheș, defesa da RoméniaČTK / imago sportfotodienst / Vlad Suheschi
Vlad Chiricheș, defesa de 35 anos da seleção da Roménia, disse esta segunda-feira que a presença no Campeonato do Mundo de 2026 seria a coroação da sua carreira.

"Já faz algum tempo que não estou com a seleção nacional, nem me lembrava onde ficava o centro de Mogoșoaia. Estou a brincar. Não foi fácil, especialmente porque não fui convocado para o Euro. Mas fiquei muito feliz com o sucesso dos rapazes e estava lá com eles com energia. Fiquei muito feliz com o que eles fizeram lá. Uma qualificação para o Campeonato do Mundo seria a cereja no topo do bolo para mim. Participar no Campeonato do Mundo seria o coroamento da minha carreira. Foi uma deceção ver os rapazes perderem neste início de eliminatórias, apesar de terem feito um bom jogo. Talvez tenha havido algumas decisões da arbitragem a nosso favor. O que fazer agora? Temos de ganhar, é muito simples, é preciso ganhar para voltar à corrida para o Campeonato do Mundo", disse Chiricheș numa entrevista transmitida no canal de YouTube da FRF.

Elogiou o desempenho do capitão nacional da Roménia, Nicolae Stanciu, que, na sua opinião, merece o papel de líder.

"Nicolae Stanciu é um rapaz extraordinário, uma pessoa com alma, e merece o papel de capitão. Demonstrou que pode ser o líder da seleção nacional, é um jogador que dá o exemplo em tudo o que faz", afirmou.

Falando sobre a equipa do seu clube, Chiricheș disse que está satisfeito com o facto de o número de jogadores do FCSB na seleção romena ter chegado aos 9 e que isso foi determinado pela excelente época nacional e europeia que a equipa treinada por Elias Charalambous teve.

"No FCSB, penso que o principal trunfo foi este grupo que foi criado, o carác«ter dos jogadores é muito bom e isso ajudou-nos muito durante a época. Mesmo nos momentos difíceis, preparámo-nos melhor do que antes e isso demonstrou que reagimos nos momentos difíceis e conseguimos regressar a resultados muito bons. Penso que o mais importante foi o grupo e a consistência dos nossos desempenhos. Temos agora nove jogadores do FCSB na seleção nacional e é evidente que os resultados em casa e na Europa fizeram com que o treinador convocasse mais jogadores nossos. É um sinal de que fizemos coisas extraordinárias esta época", acrescentou Vlad Chiricheș.

A seleção nacional da Roménia vai defrontar a Áustria, a 7 de junho, no Estádio Ernst-Happel, em Viena, e o Chipre, a 10 de junho, na Arena Nacional, em Bucareste, no apuramento para o Campeonato do Mundo de 2026.

Nos dois primeiros jogos, a Roménia perdeu com a Bósnia-Herzegovina (0-1) e ganhou a São Marino (5-1). Na classificação do Grupo H, a Roménia está em segundo lugar, com 3 pontos, empatada com o Chipre.