Mais

Wataru Endo: "Qualificação para o Mundial não é suficiente para o Japão"

Wataru Endo, jogador do Liverpool e do Japão
Wataru Endo, jogador do Liverpool e do JapãoPaul Ellis / AFP
Wataru Endo, jogador do Liverpool, disse que o Japão não se limita a qualificar-se para o Campeonato do Mundo do próximo ano, pois quer ser a primeira equipa a garantir o seu lugar, já esta quinta-feira.

Os líderes do Grupo C da Ásia têm sido dominantes nas eliminatórias e podem garantir seu lugar no Mundial-2026 se vencerem o Bahrein em Saitama.

Um empate também pode ser suficiente se os outros resultados do grupo forem favoráveis.

O capitão Wataru Endo disse que a qualificação é apenas o começo para uma equipa que espera fazer um brilharete na competição do próximo verão nos Estados Unidos, México e Canadá.

"Todos compreendem que a terceira fase das eliminatórias asiáticas não é fácil, mas temos objetivos mais altos e nenhum de nós está satisfeito nesta altura", disse o médio aos jornalistas esta quarta-feira.

"É por termos os objetivos que temos que esta equipa se tornou no que é agora", acrescentou.

O Japão venceu cinco e empatou um dos seus seis jogos na terceira fase de qualificação e tem uma vantagem de nove pontos sobre a segunda classificada, a Austrália.

Se não conseguirem a qualificação contra o Bahrein, os japoneses terão mais uma hipótese de conseguir o feito em casa, contra a Arábia Saudita, na próxima semana, e mais dois jogos depois disso.

"Estou entusiasmado por jogar em casa", disse Endo, que foi suplente não utilizado na derrota do Liverpool na final da Taça da Liga, contra o Newcastle, no domingo.

"A equipa está muito motivada e eu pessoalmente também. Não tivemos muito tempo para nos prepararmos, mas estamos em boa forma", assegurou.

O treinador Hajime Moriyasu escolheu uma equipa completa com vários jogadores da Premier League, incluindo Endo, Kaoru Mitoma, do Brighton, e Daichi Kamada, do Crystal Palace.

"Quero que os jogadores mostrem a sua qualidade individual e que se juntem como uma equipa para dar tudo por tudo", disse Moriyasu.

"Quero que conquistemos o nosso lugar no Campeonato do Mundo e que festejemos com os adeptos", acrescentou.

Sob o comando de Moriyasu, o Japão derrotou a Espanha e a Alemanha na fase de grupos do Campeonato do Mundo de 2022, antes de perder nos penáltis para a Croácia.

Os japoneses chegaram à mesma fase em 2002, 2010 e 2018, mas ainda não conseguiram ir mais longe.

Siga o Japão-Bahrein no Flashscore