Recorde as incidências da partida
Anfitriã do grupo que reúne ainda as seleções da Espanha e da Bósnia e Herzegovina, a equipa das ‘quinas’ assegurou a vitória quando a média Joana Valente se isolou a passe de Bárbara Ferreira e atirou rasteiro, fora do alcance da guarda-redes Gabriela Sobotkova, num encontro disputado sob chuva do princípio ao fim, no relvado da Pista de Atletismo Gémeos Castro, em Guimarães.
As checas ameaçaram as redes à guarda de Thaís Lima num remate por cima da lateral esquerda Krystina Chodurova, aos 12 minutos, mas a equipa das ‘quinas’ foi a mais perigosa sobre o relvado entre o minuto 20 e o intervalo, graças aos desequilíbrios criados na ala direita.
A lateral Iara Lobo tentou surpreender a guarda-redes Sobotkova num remate cruzado, aos 21 minutos, antes de Cíntia Martins, a jogadora mais interventiva no ataque luso, obrigar a guardiã checa a defesa incompleta, aos 27, e de Rita Melo rematar à figura em posição frontal, junto à marca de penálti, após lance conduzido pela direita, aos 36.
Na segunda parte, as equipas sentiram ainda mais dificuldades para entrarem na área contrária, com a seleção checa a trocar a bola por períodos mais longos e a repartir a iniciativa atacante com Portugal, que perdeu ‘embalo’ no corredor direito.
As balizas reapareceram no jogo durante os 20 minutos finais, com Thaís Lima a esticar-se para se opor a remate de Adéla Trachtova, aos 78, e Matilde Vaz a cabecear por cima, aos 79, antes de Joana Valente decidir o encontro a favor das portuguesas, aos 90.
Portugal ocupa o segundo lugar do Grupo 1 da Liga A, com os mesmos três pontos da Espanha, que derrotou hoje a Bósnia e Herzegovina por 8-1, no Estádio João Soares Vieira, em Braga, e vai defrontar as bósnias no próximo jogo, no Estádio Municipal de Fafe, a partir das 18:00 de sábado, antes de regressar a Guimarães para o duelo com as espanholas, na terça-feira, às 11:00.