Mais

Castello Lukeba: 40 milhões de euros por um defesa em ascensão no Europeu sub-21

Castello Lukeba é um defesa emergente da geração moderna
Castello Lukeba é um defesa emergente da geração modernaMarco Steinbrenner / DeFodi Images / Profimedia
Castello Lukeba é um dos defesas mais promissores da Europa e poderá revelar-se ainda mais nesta Campeonato da Europa de Sub-21.

Não será uma revelação para muitos adeptos, uma vez que já é bem conhecido, mas está claramente a preparar-se para ser um dos melhores defesas do torneio. Lukeba pertence à mesma categoria de defesas-centrais talentosos que Pau Cubarsí, Dean Huijsen e Leny Yoro. Faz parte da geração emergente que irá jogar nos grandes clubes nos próximos anos.

Mas continua à espera de uma grande transferência, pois está atualmente no Leipzig. De facto, a sua cláusula de rescisão, que ascende a 90 milhões de euros, entra em vigor este verão. Dentro de um ano, será reduzida para 80 milhões de euros e, após dois anos, para 65 milhões de euros. Trata-se, portanto, de uma compra cara.

No entanto, é um defesa muito interessante que os grandes clubes não devem deixar escapar. Tem todas as qualidades e competências para chegar ao topo. É forte, rápido, tem uma boa saída de bola e é extremamente hábil com a bola. Se tivéssemos de definir um defesa moderno, Lukeba seria um dos exemplos ideais.

Lukeba fez a sua formação na famosa academia do Lyon, que formou jogadores como Karim Benzema, Alexandre Lacazette, Samuel Umtiti, Rayan Cherki, Bradley Barcola e outros. O Lyon não gostou de o ver sair com apenas 20 anos. Além disso, após a sua saída, toda a parte defensiva da equipa entrou em colapso.

O Leipzig comprou-o no verão de 2023, quando Josko Guardiola foi para o Manchester City por cerca de 90 milhões de euros. Lukeba chegou por cerca de 30 milhões de euros e tornou-se o seu sucessor. Em termos gerais, os dois são muito semelhantes.

Embora seja um defesa, já fez duas assistências e teve muitas vezes a oportunidade de jogar à bola no Europeu. O mesmo se aplica ao Leipzig. Normalmente, Lukeba tem muita vontade de atacar. Os seus passes de pé esquerdo entre linhas são impressionantes. O importante é que, no Leipzig e nos Bleuets, tem jogadores no meio-campo ou no ataque que se oferecem entre as linhas, e pode procurá-los. E ele geralmente encontra-os.

A sua primeira assistência foi contra a Geórgia, contribuindo para a vitória por 3-2 nos descontos. A segunda foi contra a Dinamarca, onde Lukeba mostrou a sua capacidade de criação e de contacto com a bola. Com inteligência, Lukeba levou a bola para um espaço aberto, antecipou o movimento do companheiro Cissé e capitalizou com um passe, antes de Cissé concretizar.

Em geral, Lukeba é muito bom no espaço. Quer esteja a defender ou a fazer pressão e a atacar. Nas imagens, podemos ver como ele lê o jogo e enfrenta o resto da defesa.

A certa altura, a bola está completamente fora do seu alcance, mas assim que se apercebe que pode estar no espaço para onde vai, reage imediatamente. Entra no lance, ganha os seus duelos e mantém a bola no meio-campo adversário para a França. É um trabalho absolutamente preciso e exemplar de um defesa.

Os defesas são o ponto forte da França e quantas vezes conseguiram colocar os seus adversários em apuros? De qualquer forma, terão de se defender de Woltemade, o que será um desafio. Até agora, ninguém foi capaz de lidar com ele.

Quanto aos jovens promissores, será muito difícil para eles se estabelecerem na equipa principal, uma vez que a França tem Saliba, Konaté e Upamecano. É também por isso que Lukeba só foi titular uma vez até à data.

Por outro lado, como Guardiola no City, pode jogar na lateral esquerda. Quando o Leipzig estava com poucos jogadores durante a temporada, Lukeba jogou nessa posição. É uma vantagem adicional para ele.

Na primavera, especulou-se que iria para o Real Madrid e, nos últimos dias, tem-se especulado sobre o Liverpool. Aparentemente, o clube ainda não assinou um novo contrato com Ibrahima Konaté. E se este deixar Anfield, Lukeba será uma das primeiras opções na lista.

Aparentemente, os olheiros dos Reds assistiram frequentemente aos jogos do Leipzig na época passada. Mais cedo ou mais tarde, Lukeba será objeto de uma grande transferência. O clube que o adquirir não ficará desiludido.

Os números de Lukeba
Os números de LukebaFlashscore

Siga o Alemanha - França no Flashscore