Mais

Euro sub-21: Inglaterra vence Espanha (1-0) com final dramático e é campeã

James Trafford e Abel Ruiz foram os protagonistas de um dos lances decisivos
James Trafford e Abel Ruiz foram os protagonistas de um dos lances decisivosOpta by Stats Perform/UEFA
Um golo solitário foi o suficiente para a equipa inglesa vencer a prova, num final em que James Trafford defendeu um penálti de Abel Ruiz no último minuto da compensação. Desde 1984 que Inglaterra não levantava o troféu
As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

As atenções para esta final estavam viradas para a impenetrável defesa da Inglaterra, que enfrentou os melhores marcadores do torneio, mas Anthony Gordon esteve no centro da ação inicial. O atacante teve um rematedefendido depois de entrar na área, depois fez um passe que parecia destinado a Morgan Gibbs-White até ser instintivamente cortado por Jon Pacheco. O jogo ainda lembrava a ameaça da Rojita, que entrou na partida com um remate de Álex Baena e um cabeceamento de Aitor Paredes que não deu em nada.

A primeira parte foi marcada pela falta de fluidez do jogo e por vários desarmes duros. Cole Palmer mostrou ainda assim a sua qualidade, com um remate venenoso de longe que Arnau Tenas segurou à segunda tentativa, antes de cobrar um livre que Levi Colwill cabeceou contra a trave. Foi com uma mistura de sorte que Inglaterra chegou ao golo que viria a ser o da vitória. Um livre cobrado por Palmer, que desviou em Curtis Jones e enganou Tenas, enviando Inglaterra em vantagem para o intervalo.

Reveja aqui as principais incidências da partida

A Espanha voltou do intervalo a atacar e James Trafford foi finalmente batido por Abel Ruiz aos 51 minutos, mas o melhor marcador do torneio não festejou devido a um fora de jogo. Apesar do susto, os Young Lions continuaram a mostrar-se sólidos e Santi Denia respondeu com três alterações antes da hora, o que resultou em mais pressão, mas sem qualquer avanço, com Ruiz a desviar de cabeça para fora depois de Jones ter desperdiçado uma oportunidade na baliza contrária.

Com a meta cada vez mais próxima para a Inglaterra, os espanhóis tiveram uma chance quando Colwill derrubou Ruiz na área em tempode compensação. No entanto, o capitão da Rojita viu Trafford defender o remate, que depois se levantou milagrosamente para afastar uma segunda tentativa de Aimar Oroz.

Os números de James Trafford na final
Os números de James Trafford na finalOpta by Stats Perform

Antonio Blanco e Morgan Gibbs-White receberam o segundo amarelo na sequência deste lanace, mas a Inglaterra ainda assim comemorou o seu terceiro título da Euro Sub-21 e o primeiro desde 1984, somando-se ao sucesso no Europeu feminino do ano passado. Os ingleses também infligiram a primeira derrota da Espanha em 16 jogos internacionais, o que lhes negou a oportunidade de se tornarem a nação mais bem-sucedida do torneio.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore