Mais

Europeu sub-21: França em alerta sobre virtudes de Portugal

Gérald Baticle
Gérald Baticle PIERRE MINIER / Ouest Médias / DPPI via AFP)
A França estará precavida na quarta-feira para as virtudes de Portugal, adversário na estreia no Grupo C do Europeu de futebol de sub-21, garantiram esta terça-feira o selecionador gaulês Gérald Baticle e o capitão Chrislain Matsima.

Acompanhe aqui as incidências do encontro

Passámos algum tempo a preparar este encontro e vimos que eles têm muitas virtudes mentais, táticas e técnicas. Portugal é um dos favoritos à conquista do troféu e, por isso, sabemos que será um jogo complicado. Tentámos controlar tudo o que podíamos, dando o máximo de princípios e orientações aos nossos atletas para que sejam competitivos e tenham um bom desempenho”, reconheceu Gérald Baticle, em conferência de imprensa.

Portugal inicia a 10.ª participação, e terceira seguida, em fases finais do Campeonato da Europa de sub-21 perante a França, vencedora em 1988, na quarta-feira, às 21:00 locais (20:00 em Lisboa), no Estádio Sihot, em Trencin, na Eslováquia, na abertura do Grupo C, constituído igualmente por Polónia e Geórgia, que se defrontam no mesmo dia em Zilina.

Acompanhe o relato através da app ou do site
Acompanhe o relato através da app ou do siteFlashscore

Favoritismo dividido? Penso a mesma coisa que Rui Jorge (selecionador de Portugal). O oponente tem muitas qualidades individuais e uma equipe coletivamente sólida, mas nós também temos armas e trabalhámos para aperfeiçoar o coletivo. Chegamos à prova com muita humildade e ambição, tal como temos feito em todos os jogos”, admitiu o treinador.

Os dois primeiros colocados das quatro poules acedem à fase a eliminar da 25.ª edição da competição, na qual o conjunto das quinas já foi finalista derrotado em 1994, 2015 e 2021, estando a final marcada para 28 de junho, no Estádio Tehelné pole, em Bratislava.

É importante começar bem, mas este duelo não é decisivo. Obviamente, como todas as seleções, queremos entrar em ação e ter um bom desempenho. Vamos jogar no máximo das nossas possibilidades e acredito que podemos crescer em força física e tática com o decurso da prova. Sinto que estamos a crescer e a construir uma equipa forte”, salientou.

Ao lado de Gérald Baticle, o defesa central Chrislain Matsima assumiu que a França está ansiosa para entrar a vencer, de modo a crescer em confiança e automatismos durante o Europeu de sub-21, tendo ainda sido questionado sobre Tiago Tomás, avançado luso do Wolfsburgo, do qual foi opositor esta época no escalão principal alemão pelo Augsburgo.

É um jogador muito bom, com qualidade, velocidade e técnica. É uma das figuras desta seleção portuguesa, sendo que existem outras e trabalhámos para as identificar. Poderá ser difícil encarar o Tiago Tomás, mas sei que temos boas e fortes opções e faremos um bom trabalho”, disse o capitão, de 23 anos, que foi vice-campeão olímpico em Paris-2024.

O grupo de Portugal
O grupo de PortugalFlashscore