Recorde as incidências da partida

O treinador inglês Lee Carsley foi forçado a fazer uma alteração na sua equipa. Tyler Morton foi suspenso por ter recebido dois cartões amarelos no torneio - Elliott Anderson substituiu o médio do Liverpool.
Os Países Baixos tiveram de lidar com três suspensões - Kenneth Taylor e o capitão Devyne Rensch receberam dois cartões amarelos ao longo do torneio, e Ruben van Bommel foi expulso nos quartos de final, contra Portugal. Michael Reiziger substituiu os três titulares por Antoni Milambo, Neraysho Kasanwirjo e Ernest Poku.
Kasanwirjo, que havia jogado apenas 654 minutos pelo Feyenoord e pelo Rangers durante toda a temporada, teve problemas logo no início, quando Omari Hutchinson aterrorizou a ala direita neerlandesa. Harvey Elliott teve várias oportunidades na fase inicial, mas o guarda-redes Robin Roefs manteve os neerlandeses no jogo com duas excelentes defesas.
Depois da Inglaterra ter dominado a etapa inicial, Roefs salvou novamente o dia holandês ao defender um perigoso remate de James McAtee, e o jogo acalmou. A Laranja Mecânica encontrou algum ritmo para se apoiar. No entanto, nenhum dos seus dois remates foi suficientemente perigoso para chocar a Inglaterra.
Os neerlandeses, no entanto, abriram o segundo tempo de forma brilhante e obrigaram o guarda-redes inglês James Beadle a fazer uma defesa crucial quando Ian Maatsen disparou um foguete de fora da área.
A ofensiva neerlanesa foi rapidamente interrompida quando Harvey Elliott abriu o marcador aos 62 minutos com um potente remate, batendo Roefs no seu poste mais próximo, depois de os neerlandeses não terem conseguido ganhar um único duelo na fase de preparação e de Jorrel Hato ter falhado um desarme.
Os comandados de Michael Reiziger aumentaram imediatamente o ritmo e receberam um reforço ofensivo, com a entrada de Noah Ohio ao intervalo.
O avançado do Utrecht aproveitou a oportunidade quando Harvey Elliott perdeu a bola no campo adversário. Aaron Cresswell cometeu um erro crasso ao não conseguir controlar a bola, o que deu a Ohio, ainda a mais de 35 metros da baliza, a oportunidade de rematar em arco para um surpreendente empate.
A resposta inglesa veio num momento crucial da partida. A quatro minutos do final do tempo regulamentar, o capitão inglês Harvey Elliott apanhou a bola no meio-campo e foi deixado sozinho pela defesa neerlandesa, dando ao extremo do Liverpool a oportunidade de rematar livremente à baliza de Roefs e dar à Inglaterra a vantagem no final do jogo.
Os neerlandeses mantiveram a pressão nos minutos finais, mas não conseguiram converter um pontapé de canto no último segundo. A Inglaterra garantiu o seu lugar na final do Campeonato da Europa de Sub-21 com dois golos de Harvey Elliott - vai defrontar o vencedor da meia-final entre a Alemanha e a França.
