A Inglaterra empatou 0-0 com a Eslovénia no domingo e está dois pontos atrás dos alemães antes do último jogo do grupo. Com um ponto, os ingleses também se qualificariam, mas uma grande derrota deixá-los-ia a suar com o resultado da Eslovénia contra a República Checa, que também começa às 20:00.
A Alemanha passou pelos dois primeiros jogos com sete golos marcados, quatro dos quais pelo melhor marcador da competição , Nick Woltemade. Mas Carsley acredita que os seus jogadores têm toda a preparação necessária para combater os atacantes, bem como a equipa que os vai defrontar.
Em conversa com os jornalistas, incluindo o Flashscore, antes do encontro, ele disse: "Há cerca de quatro meses que observamos a Alemanha, desde a fase de qualificação até aos amigáveis, por isso as pessoas em St George's Park (sede da Inglaterra) estão a observar o adversário contra o qual poderemos jogar. É uma equipa muito boa, que tem alguns jogadores excepcionais e um bom treinador. Estão numa posição semelhante à que nós estivemos no último torneio, a caminho do último jogo do grupo. Ambos sabemos, como treinadores, o significado e a importância do jogo. Eles (os jogadores da Inglaterra) definitivamente não vão se assustar. Se estão habituados a jogar na Premier League, na Liga dos Campeões ou a um nível elevado, é apenas mais um bom desafio. Ficaria muito surpreendido se eles se assustassem, mas é um grande jogo para nós."
Falando sobre a rivalidade entre Inglaterra e Alemanha: "Todos nós conhecemos a história. Acho que a geração mais jovem não está tão ciente do passado, mas em termos da magnitude do jogo, eles jogam contra a Alemanha desde os sub-15, então eles podem sentir isso - é um tipo diferente de jogo."
O jogo traz a interessante narrativa de Tomas Tuchel, que assiste de longe à avaliação de possíveis convocados da Inglaterra, enquanto os vê jogar contra o seu país.
Carsley confirmou que existe a possibilidade de o selecionador nacional ir à Eslováquia se a Inglaterra continuar a progredir e que tem estado em contacto com o treinador dos sub-21: "Ele apoia muito o plantel e sei que está a observar os jogadores e os jogos, e espero que lhe possamos dar algo para ponderar em termos da forma como a reputação de alguns jogadores pode ganhar impulso."

Este será o segundo jogo da Inglaterra em Nitra, e Carsley espera um bom ambiente para o confronto.
"Estou à espera de um bom ambiente", disse: "Gosto muito do estádio, gosto do facto de ser apertado, é muito compacto. Faz-me lembrar um estádio da League One, à moda antiga, em que se dá a volta e a multidão está mesmo ali... Quanto mais perto estivermos dos adeptos, mais eles se sentem parte do jogo."