Mais

Europeu sub-21: Os jogadores a ter em conta na Eslováquia

Ethan Nwaneri, do Arsenal, é um dos maiores talentos de Inglaterra.
Ethan Nwaneri, do Arsenal, é um dos maiores talentos de Inglaterra.Cody Froggatt / Zuma Press / Profimedia
O Campeonato da Europa de Sub-21, que este ano tem como anfitriã a Eslováquia, é tradicionalmente uma montra de grandes talentos que poderão ser o futuro do futebol europeu. Que jovens chegam com o rótulo de grandes estrelas do torneio?

Mathys Tel

FrançaBayern Munique (emprestado ao Tottenham), 20 anos, atacante

Um jogador forte, rápido e polivalente que, na formação, jogava não só como ponta-de-lança, mas também nas alas ou no centro do meio-campo. Tel é um produto da academia do Paris FC, de onde saiu para o Bayern de Munique via Rennes em 2022. Foi com a camisola do grande clube da Baviera que fez história como o mais jovem goleador de sempre num jogo de competição.

Em seguida, passou a primavera da época 2024/25 emprestado ao Tottenham, adquirindo uma experiência valiosa na Premier League. O Euro Sub-21 na Eslováquia será o seu primeiro grande torneio pela seleção nacional - foi impedido pelo Bayern para o Campeonato do Mundo Sub-20 e para os Jogos Olímpicos do ano passado.

Nick Woltemade

Alemanha/ Estugarda, 23 anos, avançado

Formado no Werder Bremen, estreou-se na Bundesliga aos 17 anos. Na temporada passada foi para o Estugarda, onde rapidamente se estabeleceu como um jogador importante. Ajudou o clube a conquistar o seu primeiro título desde 2007, quando venceram juntos a Taça da Alemanha, e também se tornou o melhor marcador.

Woltemade é o tipo de atacante que pode jogar tanto pelas faixas e pelo centro. Alto, forte nos duelos pessoais, mas também tecnicamente avançado e com uma excelente leitura de jogo. Pouco antes do início do Eurooeu, estreou-se também pela seleção principal alemã, sendo titular contra Portugal.

Geovany Quenda

Portugal/ Sporting, 18 anos, extremo

Típico avançado veloz com excelente técnica, forte no um contra um, mas também válido na defesa. Quenda distingue-se por uma inteligência e uma visão de jogo excepcionais para a sua idade. Será um dos mais jovens participantes no Euro, mas é um dos talentos mais observados do torneio.

Na época passada, foi titular em 34 jogos, com apenas 17 anos, no Sporting, com o qual festejou a conquista do título português. O seu desempenho não escapou à atenção dos grandes clubes europeus - o Chelsea foi o mais rápido a pagar 52 milhões de euros por ele. Quenda será assim uma nova aquisição para o clube londrino no próximo verão.

Pablo Torre

Espanha/Barcelona, 22 anos, médio-ofensivo

Médio ofensivo criativo com excelente técnica, visão de jogo e capacidade de criação de jogadas. Começou a carreira no Racing Santander, onde rapidamente subiu à equipa A e contribuiu significativamente para a subida à segunda divisão. Assinou um contrato com o Barcelona em março de 2022. Passou a época 2023/24 emprestado ao Girona, onde adquiriu experiência na LaLiga.

Após o regresso a Camp Nou, sob a orientação do treinador Hansi Flick, viveu momentos notáveis, como a participação em dois golos na vitória sobre o Sevilha, em outubro de 2024. Embora a sua carga de trabalho não fosse elevada, revelou-se extremamente eficaz.

Ethan Nwaneri

Inglaterra/Arsenal, 18 anos, médio-ofensivo

Jogador ofensivo com excelente controlo de bola, raciocínio rápido e capacidade de decidir jogos. Será um dos jogadores mais jovens do torneio no Euro, mas, apesar da sua idade, já se estreou na Premier League e na Liga dos Campeões. Em setembro de 2022, com 15 anos e 181 dias, tornou-se o jogador mais jovem da história da Premier League. Na época de 2024/25, começou a aparecer regularmente na equipa A do Arsenal, onde impressionou com a sua técnica, criatividade e atrevimento saudável no terço ofensivo do campo.

Marcou o primeiro golo no campeonato contra o Nottingham, em novembro, e abriu a sua conta de golos na Liga dos Campeões em janeiro, quando marcou também contra o Girona. Os especialistas já o compararam a um jovem Messi e, embora seja uma comparação muito ambiciosa, Nwaneri tem potencial para se tornar um astro de classe mundial.

Jobe Bellingham

Inglaterra/Sunderland, 19 anos, médio

O irmão mais novo do astro do Real Madrid está a tornar-se uma figura de destaque na seleção inglesa sub-21. Jobe é um médio centro moderno, com excelente técnica, sentido de jogo e capacidade de criar e finalizar acções ofensivas. Na época passada, disputou 43 jogos pelo Sunderland no Championship, nos quais marcou 4 golos e fez 3 assistências.

As suas prestações contribuíram para a subida do clube à Premier League, chamando a atenção dos grandes clubes europeus. Segundo Fabrizio Romano, o jogador já está em negociações para se transferir para o Borussia Dortmund, onde pretende seguir os passos do irmão.

Paul Wanner

Alemanha/Bayern de Munique, 19 anos, médio-ofensivo

Talentoso médio-ofensivo que se destaca pela sua técnica, movimentação e capacidade de mudar o ritmo do jogo. Graças à versatilidade, também pode jogar no meio-campo ou como falso nove. Estreou-se pelo Bayern de Munique em janeiro de 2022, com 16 anos e 15 dias, o que fez dele o jogador mais jovem da história do clube e o segundo estreante mais jovem da história da Bundesliga.

Na época de 2023/24, foi convidado pelo SV Elversberg da segunda divisão, onde ganhou experiência, marcando 6 golos em 28 jogos. No ano seguinte, já estava ativo na primeira divisão quando foi emprestado ao Heidenheim. Jogou 29 jogos na Bundesliga, marcando 3 golos e fazendo 2 assistências. Será um dos líderes da forte equipa alemã no Campeonato da Europa de Sub-21 na Eslováquia.

Leo Sauer

Eslováquia/Feyenoord (emprestado ao NAC Breda), 19 anos, médio-ofensivo

Médio-ofensivo tecnicamente avançado, com excelentes dribles, pensamento criativo e coragem nas batalhas pessoais. Sauer é um produto do Slovan Bratislava, de onde segue para o Feyenoord via MŠK Žilina em 2022. Fez a estreia na Eredivisie com 17 anos, o que sublinha o seu talento excecional. Na época passada, foi convidado do NAC Breda, onde foi um dos melhores jogadores da equipa - disputou 31 jogos no campeonato, marcando 7 golos e somando 2 assistências.

Estreou-se na seleção nacional em março de 2024, contra a Noruega, tornando-se o jogador mais jovem da história da seleção principal eslovaca. Três meses mais tarde, foi também incluído na lista de convocados para o Euro-2024 na Alemanha. Espera-se que seja um dos principais rostos da equipa eslovaca no campeonato nacional de sub-21.

Siga o Europeu sub-21 com o Flashscore