Mais

Europeu sub-21: Polónia perde com Geórgia (1-2) com golo nos descontos

A festa da Geórgia com o golo da vitória nos descontos
A festa da Geórgia com o golo da vitória nos descontosGrzegorz Momot / EPA / Profimedia
Apesar de terem acertado no poste da baliza georgiana, foram os polacos os primeiros a perder um golo na abertura do Campeonato da Europa. Conseguiram recuperar o prejuízo, mas um erro fatal nos descontos roubou aos Vermelhos e Brancos o empate, quando deviam estar a lutar pela vitória. Após a derrota contra a equipa teoricamente mais fraca, os Vermelhos e Brancos têm uma hipótese ilusória de passar do grupo.

Recorde as incidências da partida

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Com França, Portugal e a Geórgia no grupo, a seleção da Polónia teve de procurar pontos, especialmente contra esta última. Ou melhor, contra os primeiros, já que foi a Geórgia quem primeiro se intrometeu no caminho dos polacos em Žilina. Os georgianos chegaram ao jogo exatamente com a mesma atitude: se não for com a Polónia, então com quem?

O treinador Adam Majewski avisou, ainda antes do início do torneio, que teoricamente os polacos eram a equipa mais fraca do grupo. Os seus rivais do Cáucaso seguraram o jogo nos primeiros minutos, mantendo a posse de bola em mais de 80%, mas não conseguiram encontrar uma forma de rematar. As Young Eagles, por outro lado, esperavam pacientemente para receber e rapidamente lançar um ataque. Um dos primeiros resultou num pontapé de canto, após o qual Ariel Mosór enviou um cabeceamento ao poste aos 8 minutos - foi o primeiro remate da partida.

Ainda que raramente jogassem com bola, os polacos conseguiram executar um ataque que desorganizou os rivais e os obrigou a defender com nervosismo. E quando, aos 18 minutos de jogo, Mariusz Fornalczyk se movimentou brilhantemente com a bola pelo flanco esquerdo e conseguiu tocá-la por baixo da linha de fundo para Kozubal, este último acertou... no mesmo poste da a primeira bola.

As passagens seguintes foram já muito duras, por vezes de forma demasiado literal: o jogo tendia a quebrar-se a meio, onde as duas equipas tentavam, sem grande sucesso, empatar as situações de perigo. Só os últimos minutos da primeira parte pertenceram efetivamente aos georgianos, que conseguiram um total de dois remates fora do alvo, mantendo o resultado sem golos até ao intervalo.

Georgianos deram o primeiro golpe

O início da segunda parte trouxe um remate muito rápido dos representantes da Geórgia e um jogo mais rápido. Os georgianos não criaram mais nenhum perigo, mas um pontapé de canto aos 55 minutos terminou com uma infelicidade de Filip Szymczak. Este rematou de cabeça diretamente para a perna de Nodar Lomanidze, que bateu Kacper Tobiasz.

A situação obrigou a equipa polaca a intensificar os seus esforços ofensivos e não demorou muito até que Jakub Kaluzinski empatasse aos 60 minutos. A bola foi desviada para a baliza por Azarov. Assim, o treinador Majewski reagiu, introduzindo o trio Pieńko, Szmyt e Bogacz (para os lugares de Szymczak, Kozłowski e Pyrka).

Mas era invariavelmente Fornalczyk que era necessário para ligar os polacos ao jogo. Uma falta sobre si à entrada da área obrigou o árbitro a apontar para a marca dos 11 metros. Jakub Kaluzinski foi para a bola, esperou por Kharataishvili e bateu-o calmamente com um remate na direção oposta.

O equilíbrio reencontrado poderia ter-se perdido num instante - o desvio fatal de Szmyt para Tobias poderia ter terminado em golo ou penálti, mas o guarda-redes cometeu um grande deslize. O próprio Kajetan Szmyt procurou corrigir-se rapidamente num ataque que deu um pontapé livre aos polacos após uma falta - e que falta - sobre Fornalczyk. Na sequência do lance, Patryk Peda rematou bem de cabeça, mas Kharataishvili desfilou ainda melhor.

Nos últimos 20 minutos, a Polónia melhorou significativamente o seu jogo, mas os georgianos defenderam-se sem descanso. Para piorar a situação, chegaram mesmo a ter uma vantagem demasiado confortável, numa ação que culminou com um remate de Mamageishvili aos 85 minutos, mas diretamente para as luvas de Tobias. Uma situação não pior foi infelizmente desperdiçada por Bogacz aos 89 minutos, quando o livre de Szmyt encontrou a sua cabeça. Foi demasiado desviado e a bola passou por cima da baliza.

Já nos descontos, foi a Geórgia que marcou com um grande remate de Gordeziani. E, apesar de estar à queima roupa, Tobiasz ainda o travou a menos de dois metros. Porém, Gordeziani teve outra oportunidade quando Michal Rakoczy cometeu um erro crasso aos 90+3 minutos. Ganhou a batalha pela bola, mas permitiu-se ganhá-la mesmo à saída da baliza, de onde Maisuradze passou para o seu colega em frente a uma baliza vazia. Sam Rakoczy ainda teve uma oportunidade para se reabilitar depois de um belo passe de Bogacz aos 90+6 minutos, mas foi travado por Kharataishvili e o jogo terminou.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform