Mais

Europeu sub-21: Quatro cidades despedem-se da competição nos quartos de final

Será que os dinamarqueses vão surpreender nos quartos de final?
Será que os dinamarqueses vão surpreender nos quartos de final? Šimon Pavlišin
Žilina, Trnava, Dunajská Streda e Prešov. Estas são as quatro cidades eslovacas que serão visitadas pela última vez este fim de semana pelo Campeonato da Europa de Futebol de Sub-21. No programa dos quartos de final, os espectadores poderão assistir a uma repetição da última final desta categoria etária, entre Espanha e Inglaterra, e aos duelos entre Portugal e Países Baixos, Dinamarca e França, e Alemanha e Itália.

Os próximos jogos terão início este sábado, começando às 17:00, com Portugal e Países Baixos, em Žilina. A equipa da quinas é ligeiramente favorita, uma vez que ainda não sofreu qualquer golo no campeonato. Na abertura do torneio, Portugal empatou 0-0 com a França e depois goleou a Polónia (5-0) e a Geórgia (4-0).

As Laranjas tiveram um caminho mais difícil para a qualificação, empatando 2-2 com a Finlândia, perdendo depois 1-2 com a Dinamarca e só garantindo o seu lugar nos quartos de final com um triunfo de 2-0 sobre a Ucrânia.

Países Baixos não foram os mais convincentes do grupo
Países Baixos não foram os mais convincentes do grupoŠimon Pavlišin

"Temos uma boa equipa com qualidade suficiente. Claro que nos dois primeiros jogos foi difícil e não o demonstrámos. Houve muitos passes desviados e isso dificultou-nos a tarefa. Sabíamos que tínhamos de ser mais agressivos porque era tudo ou nada", disse o extremo neerlandês Million Manhoef.

Repetição da final em Trnava

A repetição da final de 2023 também será disputada este sábado à noite, no Estádio Anton Malatinsky, em Trnava. Os espanhóis, adversários da Eslováquia no grupo A , mostraram a sua qualidade de jogo e partiram da primeira posição.

Tanto contra os Falcões como contra os romenos, só conseguiram conquistar três pontos no final. Os atuais campeões também não foram totalmente convincentes, começando com uma vitória por 3-1 contra os checos, mas depois empatando 0-0 com a Eslovénia e, finalmente, perdendo 1-2 contra a Alemanha.

"Quando se joga contra equipas de topo, especialmente quando se quer ganhar o campeonato, é preciso estar em posição de as vencer. Penso que, do ponto de vista da Inglaterra, houve mais equipas no passado que não passaram da fase de grupos, pelo que temos de pensar positivamente e garantir que somos melhores contra a Espanha", afirmou Lee Carsley, treinador inglês.

A Alemanha foi a seleção mais confiante do grupo, vencendo as três partidas que disputou e avançando para os quartos de final com a pontuação máxima. Juntamente com Portugal, a Alemanha também lidera as estatísticas em número de golos marcados (9). O facto de o selecionador Antonio Di Salvo ter rodado toda a equipa titular no último jogo contra a Inglaterra é um testemunho da sua confiança. Além disso, deixou Nick Woltemade, o melhor marcador da competição até agora, no banco com quatro golos.

Dinamarqueses surpreendem de novo

Em Dunajská Streda, os alemães enfrentarão a Itália. A Azzurra conseguiu a vitória mais próxima contra a Roménia e os comandados de Jaroslav Kentos com um triunfo por 1-0, tendo empatado 1-1 com a Espanha na final.

"Vai ser um jogo muito difícil contra uma boa equipa, com vários jogadores de qualidade. Acho que mostrámos que estamos prontos e mal podemos esperar pelos quartos de final", afirmou o extremo alemão Ansgar Knauff. O duelo está marcado para domingo, às 20:00.

Três horas antes, Dinamarca e França defrontam-se em Presov. Os dinamarqueses não estavam entre os principais favoritos antes do campeonato, mas entraram nos confrontos do grupo D com uma vitória por 3-2 sobre a Ucrânia, depois surpreenderam os neerlandeses, empataram com os finlandeses (2-2) e avançaram para os quartos de final a partir do primeiro lugar. No entanto, espera-os um dos maiores candidatos ao triunfo geral.

"Estou muito orgulhoso do que fizemos na fase de grupos e estou ansioso por ver o que podemos fazer nos quartos de final. Conheço alguns dos jogadores franceses. Estou confiante de que podemos estar à altura deles e, se possível, vencê-los", afirmou Conrad Harder, avançado do Sporting, autor de dois golos na Dinamarca. A França ficou em segundo lugar no grupo C, atrás de Portugal.

Quartos de final do Campeonato da Europa de Sub-21

Sábado, 21 de junho:

Portugal - Holanda (17:00, Žilina)

Espanha - Inglaterra (20:00, Trnava)

Domingo, 22 de junho:

Dinamarca - França (17:00, Prešov)

Alemanha - Itália (20:00, Dunajská Streda)