Mais

Europeu sub-21: Três nomes que podem surpreender por Portugal

Chico Lamba no treino de Portugal
Chico Lamba no treino de PortugalFPF
O Campeonato da Europa sub-21 é talvez o principal torneio de seleções jovens pelo mundo. Por aqui passam alguns nomes consagrados, mas também crescem novas estrelas que encontram um palco internacional para se afirmar.

Portugal é um país reconhecido como uma potência de formação e pese embora não estar com alguns dos principais nomes, Rui Jorge leva um grupo com talento ao Europeu sub-21. Gustavo Sá, Mateus Fernandes, Geovany Quenda, Tiago Tomás ou Roger Fernandes são jogadores de quem toda a gente espera boas exibições, mas existem outros nomes menos falados que podem surpreender.

Nesse sentido, o Flashscore apresenta-lhe três nomes que podem surpreender.

Chico Lamba (Arouca) – defesa central

Com a ausência de Eduardo Quaresma, Chico Lamba prepara-se para ser o grande patrão da defesa nacional. E com 22 anos, o central chega no melhor momento da carreira.

No verão, desvinculou-se do Sporting e assinou pelo Arouca. Uma aposta que ganhou, já que na primeira época na Liga Portugal disputou 28 dos 35 jogos oficiais que os lobos fizeram.

No campeonato foi o defesa com melhor percentagem de desarmes (89,3%), a que juntou ainda mais 16 interceções e apenas um erro que gerou uma oportunidade adversária. Na Eslováquia tem um palco internacional para se afirmar.

Os números de Chico Lamba
Os números de Chico LambaFlashscore

Diogo Nascimento (Vizela) – médio

Depois da desilusão da descida, Diogo Nascimento manteve-se por Vizela e mostrou que está a mais na Liga 2. Com 22 anos, o médio formado no Benfica foi o grande motor do emblema minhoto, que ficou às portas da subida (perdeu no play-off com o AFS).

Foi o eleito o melhor jogador da competição em todos os meses do ano civil de 2025 e parece destinado a dar o salto para outros palcos, sendo que tem no Euro-2025 a monta ideal para se apresentar à Europa.

Nesta prova deverá ter a oportunidade de se estrear em termos oficiais pelos sub-21 e num meio-campo com nomes mais consagrados como Mateus Fernandes, Gustavo Sá ou Paulo Bernardo, pode ser ele a ser a grande surpresa.

Os números de Diogo Nascimento
Os números de Diogo NascimentoFlashscore

Henrique Araújo (emprestado ao Arouca pelo Benfica) – avançado

Aos 23 anos, Henrique Araújo vai apresentar-se no segundo Europeu sub-21. E se em 2023 esteve na sombra de Fábio Silva, desta vez, com a lesão do avançado do Las Palmas, vai lutar com Tiago Tomás pela titularidade (ou dividir, dependendente do esquema utilizado por Rui Jorge).

E terá aqui uma oportunidade de dar continuidade à boa época que fez no Arouca. Formado no Benfica, Henrique Araújo leva já 20 jogos pela equipa principal, mas nunca conseguiu ser opção regular. Depois de empréstimos a Watford e Famalicão pouco produtivos (não marcou), ganhou espaço no Arouca e fez sete golos, um máximo num plantel principal.

Além dos golos, demonstrou uma boa capacidade associativa, com cinco oportunidades de golo criadas. De resto, termou a Liga Portugal como o 10.º jogador com mais golos e assistências por 90 minutos (0,65), sendo que no top10 só ele e Begraoui (Estoril) não pertencem a um dos três grandes.

Os números de Henrique Araújo
Os números de Henrique AraújoFlashscore

Siga o Portugal - França com o Flashscore