Mais

Mateus Fernandes quer ajudar “mais novos” enquanto capitão da seleção sub-21

Mateus Fernandes deixou recentemente o Southampton
Mateus Fernandes deixou recentemente o SouthamptonJULIAN FINNEY / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
O médio Mateus Fernandes afirmou que os jogadores mais experientes têm de ajudar “os mais novos” na seleção portuguesa de futebol de sub-21, enquanto capitão da equipa que inicia a qualificação para o Euro-2027 na sexta-feira.

Acompanhe as incidências da partida

Na antevisão ao jogo com o Azerbaijão, que abre o Grupo B da fase de apuramento, marcado para as 19:30, em Barcelos, o jogador, de 21 anos, frisou que a equipa das quinas vive uma “nova fase”, com 16 elementos que não disputaram a fase final do Euro-2025, na Eslováquia, e um novo selecionador, Luís Freire.

“A equipa é completamente diferente de há dois anos. A malta que está cá há mais tempo tem de ajudar os mais novos, que chegam para acrescentar qualidade à seleção”, realçou, em conferência de imprensa.

Utilizado em três jogos pelo conjunto que atingiu os quartos-de-final no Euro-2025, Mateus Fernandes é um dos atletas que transita dessa competição, a par do guarda-redes Diogo Pinto, do defesa João Muniz, dos médios Gustavo Sá e Mathias de Amorim e dos avançados Carlos Forbs, Geovany Quenda e Roger Fernandes, tendo sido nomeado um dos capitães.

“É uma responsabilidade que aceitei. Estou muito grato. É algo que tenho vindo a trabalhar. É importante o balneário ter líderes. Em todos os balneários por que passei, tentei estar perto dos capitães. São pessoas que acabam por estabilizar as oscilações do grupo, a nível emocional e dentro do campo”, afirmou.

O médio do West Ham, equipa do principal campeonato inglês, realçou ainda que os jogadores estão “muito motivados” por representar a seleção sub-21 e empenhados em “dar o melhor” para derrotarem a congénere azeri, “uma equipa agressiva”, que vai exigir paciência à formação lusa.

“Tivemos seleções destas na última qualificação, Bielorrússia e Croácia, que, à partida, têm menos qualidade, às quais foi difícil ganhar, porque não tivemos paciência. Estudámos o adversário muito bem. Sabemos os momentos em que podemos ser mais intensos. Temos qualidade para procurar os espaços. A equipa está muito confiante e com muita fome de vencer”, prometeu.

A seleção portuguesa de sub-21 recebe o Azerbaijão no primeiro encontro para o Grupo B da fase de qualificação para o Euro-2027, organizado pela Albânia e pela Sérvia, na sexta-feira, a partir das 19:30, no Estádio Cidade de Barcelos, com arbitragem de Konstantinos Fellas, do Chipre.