Inicialmente no lote dos 26 convocados de Portugal para o Campeonato da Europa sub-21, Eduardo Quaresma acabou por ser dispensado por “não se sentir em condições de dar o seu máximo contributo”. Questionado sobre esta situação, Rui Jorge deixou uma mensagem forte.
“Tivemos uma reunião onde iríamos escolher os 23 e para uma fase final é oreciso que todos estejam a 100%. Quando fiz a pergunta aos jogadores, o Quaresma disse que não se sentia com energia para ajudar a equipa. Portanto, nem sentia a motivação para ajudar. Quando assim é, haverá outro com essa energia e que nos ajudará. É uma questão inegociável para representar uma seleção, a paixão. A seleção não pode ser quando dá jeito para assinar um contrato ou relançar a carreira nos clubes. Mais uma vez, o que se diz não é o que se demonstra. É muito bonito dizer que é um sonho representar a seleção, mas gosto de jogadores que o demonstram efetivamente. O motivo pelo qual ele tem essa falta de energia, terão de perguntar ao Quaresma”, atirou: "Eu disse-lhe que poderia ser importante na minha equipa, se fosse o Quaresma com paixão. Eu gosto particularmente dele enquanto jogador, também. Mas há linhas que não se atravessam e essa é uma delas”.
Formado no Sporting, Eduardo Quaresma soma já 12 internacionalizações pelos sub-21. Este seria o primeiro Europeu da categoria, depois de ter atuando numa edição de sub-17.