Mais

Sub-21: Era Luís Freire arranca com goleada de mão cheia (5-0)

O primeiro onze de Luís Freire nos sub-21
O primeiro onze de Luís Freire nos sub-21FPF
Uma estreia com direito a goleada. Luís Freire começou a sua etapa como selecionador dos sub-21 de Portugal com um triunfo (5-0) frente ao Azerbaijão, na 1.ª jornada de qualificação para o Europeu. Depois do nulo na primeira parte, Rodrigo Mora (48') marcou o primeiro golo da era Luís Freire. Quenda (52'), Leonardo Barroso (57'), Carlos Forbs (73') e Vivaldo Semedo (90+3') completaram a goleada.

Recorde as incidências do encontro

O adversário não era propriamente o mais entusiasmante, mas Barcelos acolheu o início da era Luís Freire, que sucedeu ao longo reinado de Rui Jorge à frente dos sub-21, neste arranque de qualificação para o Europeu. O Azerbaijão foi dominado por Portugal, mas foi sobrevivendo ao talento português e adiou o golo ao máximo.

As escolhas dos treinadores
As escolhas dos treinadoresFlashscore

Ameaça esbarrou no ferro

O antigo treinador do Vitória SC e do Rio Ave arrancou com uma nova geração, mas com muito talento em mãos. Quenda e Rodrigo Mora são as grandes promessas e voltaram a mostrar isso mesmo, ao serem dos mais perigosos na primeira parte. No entanto, é Mateus Fernandes, capitão da equipa sub-21, quem se assume desde já como o maestro deste conjunto.

Quenda (8’) ameaçou o primeiro golo após receber a bola do novo jogador do West Ham, na sequência de um livre lateral, rematando ligeiramente ao lado da baliza azeri. Portugal dominou toda a primeira parte e Rodrigo Mora começou a aparecer: primeiro, com um remate aos 19’ que passou a rasar a trave; depois, ao acertar em cheio no ferro aos 36’.

Estatísticas do encontro
Estatísticas do encontroFlashscore

Ao intervalo, o nulo era injusto, tal foi o domínio português. Ainda assim, Salyanskiy (40’) conseguiu ameaçar a baliza de João Carvalho antes do apito para o final do primeiro tempo, deixando um sinal de alerta para a ineficácia portuguesa. Foram 45 minutos entusiasmantes, mas com dificuldades em penetrar na área do Azerbaijão, o que explica que os principais lances de perigo tenham surgido em remates de longa distância.

Dupla de promessas

Depois das dificuldades para materializar as oportunidades em golo na primeira parte, Portugal foi rápido a resolver a partida no segundo tempo e com a dupla Mora e Quenda em evidência, mas também com Mateus Fernandes.

O médio formado no Sporting combinou com Gustavo Varela e ofereceu o 1-0 a Rodrigo Mora (48'), que só teve de encostar para a baliza deserta do Azerbaijão. O guardião azeri nada pôde fazer nesse lance, mas ficou mal na fotografia do 2-0, da autoria de Geovany Quenda (52'), num golo muito consentido por Farzullayev.

Rodrigo Mora apontou o primeiro golo da era Luís Freire
Rodrigo Mora apontou o primeiro golo da era Luís FreireFPF

O desgaste da equipa azeri e o entusiasmo da equipa portuguesa, que contou com mais de 7 mil adeptos nas bancadas, contribuíram para que a estreia de Luís Freire tivesse direito a goleada. Leonardo Barroso (57') marcou na estreia pelos sub-21, o recém-entrado Carlos Forbs (73') alargou o marcador e Vivaldo Semedo (90+3'), no último lance do encontro, sentenciou a partida a passe de Tiago Parante e dedicou o golo a Diogo Jota.

Com este resultado, Portugal lidera já o grupo de qualificação para o Europeu sub-21. A equipa de Luís Freire desloca-se à Escócia para defrontar a seleção local, na terça-feira, 9 de setembro.