Luís Freire, selecionador dos sub-21 de Portugal, divulgou esta sexta-feira a lista de convocados da Seleção Nacional para os próximos dois jogos da qualificação para o Europeu, frente à Bulgária (10 de outubro, às 19:30), e Gilbraltar (14 de outubro, às 18:00).
João Simões, médio do Sporting, é a grande novidade na lista de convocados de Luís Freire. O jogador de 18 anos, que foi titular em Nápoles para a Liga dos Campeões, não tem nenhuma internacionalização pelos sub-21 de Portugal.
Entre os principais destaques, nota para a presença de Geovany Quenda e Rodrigo Mora, que voltam a fazer parte da lista dos sub-21, tal como aconteceu na lista anterior.
Portugal venceu as duas primeiras partidas de qualificação do grupo B e é líder, a par da República Checa, com seis pontos, mais dois do que a Bulgária. Nos primeiros jogos de Luís Freire à frente da seleção, a equipa portuguesa venceu o Azerbaijão (5-0) e a Escócia (0-2).
“Queremos ao máximo que a competitividade seja muito alta. Temos capacidade em Portugal, é mérito dos clubes e de quem aposta nos jogadores jovens. Temos algumas alterações, não por algum tipo de castigo, despromoção ou por não ter gostado, mas sim de aumentar a nossa observação de jogadores, reconhecendo a qualidade que há. Surgem pela qualidade e pelo nível alto a que jogam. Estando nesse patamar, têm de ser observados por nós”, frisou o selecionador Luís Freire.
Luís Freire promoveu ainda os regressos do defesa Francisco Chissumba e do avançado Youssef Chermiti, que estiveram de fora em setembro, mantendo Rodrigo Mora e Geovany Quenda, após integrarem a seleção principal.
“São jogadores num nível elevado. O Rodrigo fez agora um golo na Liga Europa e o Quenda e o Simões jogaram a Liga dos Campeões. São jogadores muito jovens em contexto muito alto, a jogar as melhores competições. O objetivo é ganhar jogos e queremos vencer o Europeu. Ter esses jogadores connosco é rico. Só assim é que nos vamos tornar mais fortes, tendo jovens nesse contexto é mais fácil”, apontou.
Num total de seis alterações, saíram da lista Diogo Pinto, Leonardo Barroso, José Sampaio, João Veloso, Gustavo Varela e Afonso Moreira, tendo integrado o médio e capitão Mateus Fernandes, que foi expulso no derradeiro duelo, perante a Escócia.
“O Mateus Fernandes é alguém a quem entregámos a braçadeira de capitão e teve essa responsabilidade. Mostrou muita personalidade e maturidade para a idade, transmitindo coisas boas para todos. Além da sua grande qualidade futebolística, tem compromisso e atitude. Faz sentido tê-lo dentro do grupo, apesar de só poder jogar o segundo jogo, mas vai ter um papel importante no dia-a-dia. A forma como treina e se comporta é uma boa influência para o termos junto de nós”, justificou.
Após iniciar o ser percurso como selecionador sub-21 com dois triunfos (5-0 face ao Azerbaijão e 2-0 contra a Escócia), Luís Freire considerou a experiência “muito positiva” e abordou a mexida no comando técnico da Bulgária, com a chegada de Todor Yanchev, dada a promoção de Aleksandar Dimitrov para a seleção principal.
“A Bulgária mudou de selecionador e é um adversário difícil. Tem quatro pontos, ainda não perdeu e temos de estar focados. A dificuldade poderá estar no sistema que poderão utilizar, mas calculamos que será uma equipa de bloco médio-baixo. Já tivemos essa experiência no último estágio e não será por aí que não estaremos preparados para o jogo. Vamos ter um núcleo diferente de jogadores para começar este processo, temos muito trabalho a fazer e vamos estar preparados”, assumiu.
Convocados da Seleção Nacional sub-21:
Guarda-redes: André Gomes (Alverca), Diogo Fernandes (FC Porto B), João Carvalho (SC Braga)
Defesas: Diogo Travassos (Estrela da Amadora), Chissumba (Alverca), Gabriel Brás (FC Porto B), Gonçalo Oliveira (Benfica B), João Muniz (Sporting B), Martim Fernandes (FC Porto), Tiago Gabriel (Lecce), Tiago Parente (Estoril Praia)
Médios: Diego Rodrigues (SC Braga), Gustavo Sá (Famalicão), João Simões (Sporting), Mateus Fernandes (West Ham), Mathias de Amorim (Famalicão), Rafael Luís (Benfica B)
Avançados: Carlos Borges (Club Brugge), Fábio Baldé (Hamburgo), Quenda (Sporting), Rodrigo Mora (FC Porto), Roger Fernandes (Al Ittihad), Vivaldo Semedo (Watford) e Chermiti (Rangers).