Portugal ficou no Grupo C do Europeu sub-21 que se vai realizar na Eslováquia. A equipa de Rui Jorge vai defrontar a França, Polónia e Geórgia, sendo que se dá a curiosidade de também ter defrontado este último adversário em 2023 (perdeu por 2-0).
A equipa das quinas vai dividir os jogos entre Trencin e Zilina, sendo que começa a primeira fase diante da França (11 de junho), mede depois forças com Geórgia (14 de junho) e Polónia (16 de junho). Recorde-se que os dois primeiros classificados de cada grupo avançam para os quartos de final, sendo que o agrupamento português cruza com o D.
Confira o sorteio completo:
Grupo A: Eslováquia, Espanha, Itália e Roménia;
Grupo B: Rep. Checa, Inglaterra, Alemanha e Eslovénia;
Grupo C: Portugal, França, Polónia e Geórgia;
Grupo D: Finlândia, Países Baixos, Ucrânia e Dinamarca.
Os adversários
Vencedora do Europeu em 1998, a França é a principal adversária de Portugal neste grupo. Contudo, o conjunto gaulês não teve uma fase de apuramento fácil e foi segunda classificada no Grupo H, atrás de uma surpreendente Eslovénia.
A Polónia também chegou ao Campeonato da Europa como uma das melhores segundas classificadas, sendo que ficou atrás da Alemanha. O melhor resultado que conseguiu nesta categoria foi chegar aos quartos de final, sendo que não está nesta fase desde 1994.
Por último, a Geórgia. Depois da estreia na última edição – que foi anfitriã – a equipa dos cruzados conseguiu chegar novamente ao Europeu após eliminar a Croácia. Venceu Portugal na fase de grupos, mas foi eliminada nos quartos de final.
O troféu que falta
Em 25 edições, o Europeu sub-21 já teve 10 vencedores, mas Portugal ainda não conseguiu colocar as mãos neste troféu. Esteve na final em 2021 (derrota com Alemanha por 1-0), em 2015 (perdeu nos penáltis com a Suécia) e em 1994 (derrota com Itália por 1-0).
Em 2023, na última edição, a Seleção ultrapassou um grupo com Geórgia, Países Baixos e Bélgica, mas acabou eliminada por Inglaterra (1-0) nos quartos de final. Os britânicos viriam a conquistar o torneio.