Com base no coeficiente da UEFA, a seleção nacional sub-21 de Portugal está no pote 1 e entra no sorteio com estatuto de cabeça-de-série.
Confira os potes:
1: Espanha, Inglaterra, Portugal, Países Baixos, Alemanha, França, Ucrânia, Itália, Itália, Dinamarca
2: Roménia, Suíça, Croácia, República Checa, Polónia, Noruega, Bélgica, Geórgia, Irlanda, Geórgia, Suíça
3: Eslovénia, Finlândia, Suécia, Áustria, Eslováquia, Grécia, Islândia, Hungria, Islândia, Bulgária
4: Escócia, País de Gales, Israel, Macedónia do Norte, Turquia, Kosovo, Irlanda do Norte, Ilhas Faroé, República da Moldávia
5: Bielorrússia, Montenegro, Bósnia, Chipre, Letónia, Lituânia, Cazaquistão, Azerbaijão, Luxemburgo
6: Estónia, Malta, Arménia, Andorra, Gibraltar, São Marino
Sorteio
As 51 equipas nacionais serão divididas em 9 grupos da seguinte forma: 6 grupos serão constituídos por 6 seleções e 3 grupos de 5 equipas.
O sorteio terá início com o primeiro pote, sendo a primeira equipa nacional sorteada a primeira classificada do Grupo A. A segunda seleção nacional sorteada ocupará a primeira posição no grupo B, mantendo-se o mesmo princípio até que todas as primeiras selecções nacionais sorteadas tenham sido selecionadas.
Os vencedores dos nove grupos, juntamente com a equipa nacional classificada em segundo lugar com a melhor pontuação (sem ter em conta os resultados com as equipas classificadas em último lugar no grupo, no caso de grupos de seis equipas), qualificar-se-ão para o torneio final dentro de dois anos. Os últimos 4 participantes serão determinados após um play-off em que jogarão as equipas nacionais que ficaram em segundo lugar e que não se qualificaram diretamente.
Calendário
Qualificação
17-25 de março de 2025
2-10 de junho de 2025
1-9 de setembro de 2025
6-14 de outubro de 2025
10-18 de novembro de 2025
23-31 de março de 2026
21 de setembro-6 de outubro de 2026
Play-off
9-17 de novembro de 2026