Mais

Sub-21: Portugal empata na República Checa (0-0) e soma primeiro deslize

Chermiti teve duas boas oportunidades
Chermiti teve duas boas oportunidadesFPF

Com uma qualificação 100% vitoriosa para o Euro-2027, Portugal perdeu pontos pela primeira vez na quinta jornada, a visita à República Checa, o jogo teoricamente mais complicado. Segue o registo imaculado de nenhum golo sofrido.

Reveja aqui as principais incidências da partida

As escolhas dos treinadores
As escolhas dos treinadoresFlashscore

Depois de somar por vitórias as quatro primeiras jornadas do Grupo B de apuramento para o Euro-2027, os sub-21 de Portugal tinham pela frente o jogo mais complicado, do ponto de vista teórico: a visita à República Checa. E os comandados de Luís Freire acabaram por deixar escapar os primeiros pontos.

Sem João Muniz, João Simões e Gustavo Sá, lesionados, Portugal sentiu dificuldades na primeira parte, com os checos a conseguirem travar a troca de bola no meio-campo e impedindo a construção de uma equipa lusa mais dotada tecnicamente. Junta-se a isso exibições muito apagadas de Roger Fernandes e Geovany Quenda e começa a ser pintado o quadro deste nulo.

Ainda assim, as melhores oportunidades do primeiro tempo pertenceram a Portugal, mas Chermiti, duas vezes assistido por Rodrigo Mora, atirou por cima e na terceira, após cruzamento rasteiro de Tiago Parente, permitiu a defesa a Koutny já dentro da grande área.

No segundo tempo, Portugal ganhou algum ascendente com o avançar do jogo. A República Checa ainda ameaçou com o remate por cima de Masek, mas depois remeteu-se a tarefas defensivas. E por cima da partida, Portugal voltou a demonstrar pechas na finalização: Martim Fernandes cabeceou por cima, Afonso Moreira falhou um desvio e rematou ao lado. E isso podia ter provocado um calafrio nos instantes finais, com Pech a obrigar João Carvalho a uma boa defesa no último minuto dos acréscimos.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

No final, o nulo deixa um sabor amargo a Portugal, que sofre o primeiro deslize com Luís Freire. Ainda assim, a equipa das quinas lidera o Grupo B com 13 pontos, mais três que a República Checa e Escócia. Segue-se agora uma visita ao Azerbaijão, no retomar da qualificação, em março de 2026.