Mais

Athenea del Castillo em modo Europeu Feminino: “A minha cabeça está sempre a pensar em futebol”

Athenea del Castillo, jogadora da seleção espanhola
Athenea del Castillo, jogadora da seleção espanholaRFEF
Athenea del Castillo, avançada da seleção espanhola, destacou o espírito de equipa e a exigência interna como segredos do sucesso da La Roja no Euro-2025, dias depois de garantir um lugar nos quartos de final. Em Lausanne, a jogadora do Real Madrid revelou ainda como o futebol domina os seus pensamentos, até nos momentos de leitura.

Acompanhe as incidências da partida

"Estou a ler um livro sobre liderança e trabalho de equipa", revelou Athenea del Castillo (24 anos), na terça-feira (8 de julho), em Lausanne, à AFP, ao falar sobre o seu percurso rumo à maturidade desportiva, um dia depois de a Espanha garantir um lugar nos quartos de final do Campeonato da Europa.

A seleção espanhola goleou a Bélgica por 6-2, após já ter vencido Portugal por 5-0, e assegurou a qualificação para a segunda fase.

"Estamos muito contentes por nos qualificarmos para os quartos de final, era esse o nosso objetivo. Aproveitámos o momento, mas já estamos focadas no próximo jogo", afirmou a avançada do Real Madrid.

A Espanha defronta a Itália, na sexta-feira, em Berna, num duelo que decidirá o primeiro lugar do grupo.

"Trabalhamos há muito tempo para momentos como este. Estamos felizes, sobretudo pela união e sentimento da equipa, isso é o mais importante", continuou, na sala de imprensa do Estádio Juan Antonio Samaranch.

"Uma das características que mais se destacam nesta equipa é a exigência. Queremos sempre dar o máximo, treinar e competir é isso que nos distingue. A alegria, a juventude e a maturidade que temos são contagiantes", acrescentou.

Athenea somou um total de 70 minutos nos dois jogos da Espanha na Suíça, mas ainda não se estreou a marcar.

"Estou contente por poder contribuir. Há grandes jogadoras que ficaram de fora. Estamos preparadas para qualquer papel que nos seja atribuído, há jogos diferentes, recursos diferentes, e quando chega a nossa vez, temos de dar o nosso melhor", afirmou.

Descontraída, explicou como encara cada jogo: "Tento detetar os pequenos pontos fracos do adversário, perceber onde posso causar danos, onde posso atacar."

"Procuro absorver ao máximo os conselhos que recebo e contribuir no um-contra-um e em tudo o que o jogo exigir", acrescentou.

A número 10 da La Roja revelou ainda que acompanha os restantes jogos do Euro com grande atenção, dizendo viver o futebol "com muita paixão", tanto a jogar como a assistir. Destacou a França como a equipa que mais a impressionou, após a vitória por 2-1 frente à Inglaterra, no jogo de abertura.

"No fim de contas, é bom conhecer os níveis, perceber quem está a jogar e quem não está. Estamos muito atentas", frisou.

Athenea, que diz passar o dia "colada" à companheira de equipa no Real Madrid, María Méndez, no estágio da seleção espanhola, concluiu a entrevista sublinhando a importância do equilíbrio mental.

"Estou a tentar criar o hábito da leitura para conseguir desligar um pouco. A minha cabeça está sempre a pensar em futebol, futebol, futebol... É preciso estar mentalmente forte e concentrada no objetivo", rematou.