A Espanha fará a sua estreia no dia 3 de julho (20:00) contra o vizinho Portugal e disputa o segundo jogo do grupo contra a Bélgica, que já defrontou duas vezes na Liga das Nações. Na última jornada, encara a Itália, num jogo que se espera um pouco mais difícil do que os anteriores.
Alemanha, Inglaterra, França, Suécia e Países Baixos estão todas na luta pela glória em solo suíço, mas La Roja é favorita ao lado das inglesas, atuais campeãs, que recentemente venceram por 2-1 graças a dois golos de Claudia Pina, que saiu do banco.
Alexia Putellas e Aitana Bonmatí serão as líderes da expedição. As duas têm quatro Bolas de Ouro e, em termos de qualidade e hierarquia, estão destinadas a deixar a sua marca. A primeira, aliás, estará ainda mais motivada, pois falhou a edição anterior após sofrer uma grave lesão no joelho poucos dias antes da estreia.
A ausência mais notável é a de Jenni Hermoso, que ficou de fora das últimas listas e parece ter passado por maus bocados. A situação é semelhante para Misa Rodríguez, que em apenas dois anos passou de guarda-redes titular a terceira opção. Ambos vão ver o torneio pela televisão.
Tomé foi obrigado a reduzir a equipa final (de 25 para 23). Não havia dúvidas de que pelo menos uma das sacrificadas sairia da defesa. Sheila García, do Real Madrid, e Laia Codina, campeã europeia com o Arsenal, também não vão participar no Campeonato da Europa deste verão.
Equipa completa
Guarda-redes: Cata Coll (Barcelona), Adriana Nanclares (Athletic Club) e Esthet Sullastres (Sevilha).
Defesas: Jana Fernández (Barcelona), Olga Carmona (livre), Leila Ouahabi (Manchester City), Irene Paredes (Barcelona), Laia Aleixandri (Manchester City), María Méndez (Real Madrid) e Ona Batlle (Barcelona).
Meio-campistas: Aitana Bonmatí (Barcelona), Vicky López (Barcelona), Alexia Putellas (Barcelona), Maite Zubieta (Athletic Club) e Patri Guijarro (Barcelona).
Avançadas: Mariona Caldentey (Arsenal), Athenea del Castillo (Real Madrid), Claudia Pina (Barcelona), Salma Paralluelo (Barcelona), Esther González (Gotham City), Lucía García (Manchester United), Alba Redondo (Real Madrid) e Cristina Martín-Prieto (Benfica).