James, que tem sete golos em 27 jogos pela Inglaterra, estava numa corrida contra o tempo para recuperar antes de a equipa iniciar a defesa do título frente à França, a 5 de julho. A atleta de 23 anos não joga desde que se lesionou no contra a Bélgica, em 4 de abril.
"Sei que este é um dia emocionante para as jogadoras e também para os nossos adeptos e sublinha que o torneio está para breve. Dizer às jogadoras que estão no plantel é sempre um grande momento. Todas elas vão dar tudo para nos ajudar a deixar o país orgulhoso. Este grupo é uma mistura muito equilibrada de jogadoras com vários torneios no currículo e também de jogadoras que se vão estrear. Estou entusiasmada por ver o que somos capazes neste verão", afirmou a selecionador de Inglaterra, Sarina Wiegman.
O plantel sofreu um golpe na quarta-feira, quando a defesa Millie Bright desistiu de participar no torneio, afirmando que não se encontrava física e mentalmente no seu melhor estado. Essa notícia surgiu depois de a guarda-redes Mary Earps e a média Fran Kirby terem anunciado a sua retirada da seleção. Earps parece ter perdido o lugar de titular para Hannah Hampton e Kirby foi informada de que não faria parte do plantel para a fase final na Suíça.
O plantel inclui 13 jogadoras que levantaram o troféu em 2022, enquanto sete jogadoras - Michelle Agyemang, Aggie Beever-Jones, Grace Clinton,Khiara Keating, Maya Le Tissier, Anna Moorhouse e Jess Park - vão disputar o seu primeiro grande torneio.
Todas as jogadoras escolhidas, à exceção de James, fizeram parte dos recentes jogos da Inglaterra na Liga das Nações, contra Portugal e Espanha.
Seleção da Inglaterra
Guarda-redes: Hannah Hampton, Khiara Keating, Anna Moorhouse
Defesas: Lucy Bronze, Lotte Wubben-Moy, Jess Carter, Niamh Charles, Alex Greenwood, Maya Le Tissier, Esme Morgan, Leah Williamson
Médias: Grace Clinton, Jess Park, Ella Toone, Georgia Stanway, Keira Walsh
Avançadas: Michelle Agyemang, Aggie Beever-Jones, Lauren Hemp, Lauren James, Chloe Kelly,Beth Mead, Alessia Russo