Mais

Europeu feminino: Aitana sorri enquanto a Espanha finaliza preparação para jogo com Portugal

Aitana, com a Espanha
Aitana, com a EspanhaFabrice COFFRINI / AFP)
Com Aitana Bonmatí a sorrir enquanto treina depois de ter superado uma meningite viral num tempo recorde, a seleção espanhola está a ultimar em Lausanne os preparativos para a estreia no Campeonato da Europa, na quinta-feira, em Berna, contra Portugal.

Diagnosticada com meningite viral na sexta-feira, a atual dupla vencedora da Bola de Ouro recebeu alta no domingo e juntou-se à concentração espanhola na segunda-feira à noite. Na terça-feira, começou a treinar numa bicicleta estacionária e juntou-se ao grupo para a segunda parte da sessão. "Ela tem muita vontade e quase temos de a abrandar", disse a federação sobre o estado de espírito da estrela da equipa.

A companheira de Barcelona, Cata Coll, que não treinou na segunda-feira devido a uma amigdalite, foi vista com uma máscara no início do treino, enquanto as outras duas guarda-redes, Esther Sullastres e Adriana Nanclares, suavam nas margens do Lago de Genebra.

Salvo alguma surpresa, o selecionador Montse Tomé poderá contar com as 23 jogadoras convocadas para o primeiro jogo do Grupo B, frente a Portugal. Quatro dias depois, a atual campeã do mundo defronta a Bélgica em Thun e fecha o grupo, novamente em Berna, contra a Itália, a 11 de julho.

Tomé, que na segunda-feira cumprimentou Aitana à porta do hotel Royal Savoy com um abraço, poderá começar com a jogadora, que teve febre durante vários dias na semana passada. O seu lugar no triângulo dourado do meio-campo, ao lado dos inamovíveis Patri Guijarro e Alexia Putellas, seria ocupado pela novata Vicky Lopez, de 18 anos, como na vitória por 3 a 1 sobre o Japão, na sexta-feira.

Todas as quatro jogadoras pertencem ao Barcelona, a potência que nutre a Roja com 11 das 23 jogadoras.

"Estas jogadoras adaptam-se muito bem às exigências da seleção nacional, quando se trata de se misturar com jogadoras de outros clubes, com estilos de jogo diferentes, e todas elas compreendem que a seleção nacional tem o seu próprio estilo", disse Tomé à UEFA sobre a maioria das azulgranas da sua lista.

O treinador, que venceu o Campeonato do Mundo de 2023 como adjunto de Jorge Vilda, dirige a Espanha na sua primeira grande competição, depois de a ter conduzido ao título da Liga das Nações no ano passado e de ter estado perto de uma medalha nos Jogos de Paris.

"A nossa responsabilidade absoluta é trabalhar arduamente, dar tudo, estar o mais bem preparada possível para o primeiro dia e, a partir daí, para que a equipa cresça durante o torneio e os jogos", disse ela sobre a importância da estreia.

O treinador vai poder contar com a melhor versão de Putellas, que se lesionou gravemente antes do último Campeonato da Europa e que, depois de um longo percurso, recuperou o futebol que fez dela a melhor do mundo - Bola de Ouro 2021 e 2022.

"Não vos vou mentir, tenho este torneio na minha cabeça desde que me lesionei dias antes do último Campeonato da Europa. Estou a preparar-me para este momento há muito tempo, tudo o que quero é divertir-me e competir em todos os jogos", disse aos jornalistas na semana passada.

Com Aitana a sorrir e Alexia com fome, a Espanha está a contar as horas até entrar em campo contra Portugal no clássico ibérico.

Siga o Espanha - Portugal no Flashscore