Montse Tomé deu minutos a 19 das 23 jogadoras do plantel: faltam duas guarda-redes e duas jogadores de campo. O que quase ninguém poderia prever era que uma delas seria a guarda-redes do FC Barcelona, afetada há dias por uma amigdalite, que condicionou a sua participação. Até que ponto?
"Ela está bem, provavelmente estará melhor para o próximo jogo. Precisamos que ele acumule os sete dias de treino que faltam. Adri (Nanclares) tem estado bem e decidimos dar-lhe continuidade. Temos três excelentes guarda-redes que treinam muito todos os dias", disse sobre Cata após o jogo contra a Itália (1-3).
A verdade é que a maiorquina esteve no banco em cada um dos três jogos da fase de grupos, pelo que teria de entrar em campo em caso de contratempo na baliza. Aparentemente recuperada do problema físico acima mencionado, é surpreendente que não tenha tido a oportunidade de jogar contra a Azzurra para entrar em ritmo.

Montse sugeriu que Coll ainda não está no seu melhor, embora seja duvidoso que recupere o seu lugar no onze inicial ou que viva a situação oposta à do Campeonato do Mundo na Austrália e na Nova Zelândia - foi suplente na fase de abertura, à frente de Misa a partir dos oitavos de final. Nanclares fez algumas boas defesas e sofreu três golos.
Cata Coll não é a única
Sullastres é o outro nome em questão, mas não há muito a analisar, porque é a terceira guarda-redes e são necessários muitos fatores para que se possa estrear no torneio. A jogadora do Sevilha não sabe o que é defender a baliza espanhola e tudo indica que não o fará tão cedo.
Além disso, o caso de Lucía também merece uma menção especial, pois é uma atacante que tem a confiança do treinador desde que chegou à posição - seja como titular ou como substituta. No entanto, a basca ainda não fez a sua estreia e o bom trabalho de Esther também não ajudou.
Alba, que marcou 20 golos na sua primeira temporada no Real Madrid, foi prejudicada por uma lesão no início do torneio e, com a concorrência à espera de ninguém, foi deixada para trás na rotação. A jogadora natural de La Mancha marcou recentemente um golo na Liga das Nações e quer estar presente no resto do torneio, embora a titularidade pareça quase utópica.