Mais

Europeu feminino: Athenea del Castillo, a arma secreta de Espanha

Athenea del Castillo brilha com Espanha
Athenea del Castillo brilha com EspanhaPhoto par FABRICE COFFRINI / AFP

A número 10 de Espanha, Athenea del Castillo, está a viver um dos melhores momentos da sua jovem carreira. Aos 24 anos, a atacante do Real Madrid já marcou dois golos neste Campeonato da Europa, apesar de estar a jogar como suplente. E enquanto espera para ser incluída numa equipa já recheada de titulares, está a prosperar num papel de super-substituta.

Siga o Alemanha - Espanha com o Flashscore

Apesar de Montse Tomé afirmar que não tem uma equipa titular, mas sim um grupo de 23 - 21 das quais já jogaram no Euro-2025 - Athenea del Castillo está à espera da sua oportunidade. A linha avançada, composta por Mariona Caldentey, Esther Gonzalez e Claudia Pina, deve permanecer inalterada por enquanto, apesar das boas atuações da camisa 10. Depois de ter marcado o golo do empate contra a Itália, na sequência de um remate sublime deAlexia Putellas, foi a jogadora do Real Madrid que ajudou a Espanha a ultrapassar uma eliminatória mais complicada do que o esperado contra a Suíça (vitória por 2-0). Mais uma vez, foi um toque de calcanhar de Aitana Bonmati.

"Acho que estou em um bom momento, terminei a temporada muito bem", sorriu a jogadora após o golo que marcou contra a Nazionale (vitória por 3-1) na zona mista: "Voltei muito cedo depois da minha lesão e não me senti bem no primeiro mês. Mas agora sinto-me bem". Jovial por natureza, Athenea del Castillo é uma verdadeiro desordeira diante da imprensa, não hesitando em pegar o telefone de um jornalista para comentar o seu próprio golazo. " É ainda melhor do que eu pensava", ri-se.

"Sou uma rapariga muito natural, acho que se mudasse alguma coisa no meu comportamento exterior, mudaria o meu interior, e não gosto disso porque perderia a minha essência. Respeitosamente, digo o que penso sem qualquer problema. São estes os valores que me ensinaram, que aprendi e que adquiri ao longo da minha carreira", explica a mulher que apenas flerta com Athenea numa entrevista à AFP.

Cultivar o estatuto de líder

Apesar de ter anunciado que queria ler mais durante o torneio para canalizar a sua energia, Athenea Del Castillo viu-se apanhada na sua própria armadilha quando um jornalista lhe perguntou que livro estava a ler. " Fui enganada", sorriu, antes de admitir que se tinha esquecido do nome do livro, mas que estava na 50.ª página. Algumas horas mais tarde, publicou uma fotografia do seu livro no Instagram. "Trae, que lo hago yo, idiota", um livro de Julio Liarte sobre como ser um bom líder e criar uma atmosfera positiva à sua volta.

Embora não se defina como uma líder no balneário espanhol, onde Alexia Putellas, Aitana Bonmati, Irene Paredes e Patri Guijarro já ocupam essa posição, afirma ter influência através do seu "comportamento" e "forma de agir" com as companheiras de equipa. Em campo, Athenea é mais do que uma simples suplente, chegando mesmo a dificultar a vida ao treinador Montse Tomé na hora de escolher a equipa titular.

"Não me importo de ser considerada uma super-substituta, porque as minhas caraterísticas de jogo se prestam a isso, mas acho que sou mais do que isso e que posso contribuir para a equipa, quer esteja no banco ou a titular", disse em conferência de imprensa. Apesar de só ter jogado 150 minutos durante o torneio suíço, já marcou dois golos, o que faz dela a jogadora mais decisiva da equipa espanhola, com um golo a cada 75 minutos. Ela até fez com que Alexia Putellas perdesse um penálti contra a Suíça.

"Athenea traz largura, profundidade e velocidade ao jogo, além de estar com uma boa disposição para marcar. O seu trabalho na defesa ajuda muito a equipa. Aceita bem este papel (de suplente), o que não significa que seja para sempre. É uma jogadora talentosa e com muito boas predisposições".

Acostumada a jogar no centro do campo, ela agora se encontra no lado direito do 4-3-3 da Espanha, jogando mais por dentro do que se espera de uma ponta treinada. Um novo fio no arco da jogadora que espera um dia ser titular de uma seleção com inúmeros talentos.

Os números de Athenea
Os números de AtheneaFlashscore