Mais

Europeu feminino: Dias depois de terminar o secundário, Franziska Kett sonha com a final

Kett fez uma excelente exibição contra a França
Kett fez uma excelente exibição contra a FrançaSEBASTIEN BOZON / AFP

Durante a vitória sobre a França nos quartos de final do Euro, o treinador Christian Wück teve de usar a sua imaginação devido a lesões e suspensões. Foi assim que Franziska Kett, de 20 anos, teve a sua oportunidade. A lateral-esquerda do Bayern de Munique teve um desempenho convincente em todas as suas funções. E, embora ninguém esperasse que ela fosse convocada para esta Euro, ela pode ser uma figura-chave contra a Espanha.

Os arranhões vermelhos no pescoço eram óbvios e o curativo na perna era a prova de uma luta dura. Mas Franziska Kett riu-se como se não tivesse qualquer ferimento. "Acho que as francesas ficaram irritadas comigo", disse a jovem de 20 anos, sorrindo e um pouco orgulhosa. Pode apostar que sim! Na estreia no torneio, a Lateral demonstrou uma serenidade irrepreensível - e agora ela também tem que parar o ataque de alta classe das campeãs mundiais espanholas.

A exibição de Kett contra as perigosas laterais francesas Delphine Cascarino e Kadidiatou Diani "não foi suficientemente apreciada", afirmou o treinador Christian Wück. A lateral-esquerda do Bayern de Munique, que havia acabado de concluir o secundário, demonstrou uma maturidade notável no mais alto nível.

No entanto, Kett foi uma das surpresas da Eurolist de Wück. Ela estava lesionada há meses e tinha tido pouco tempo de jogo em Munique. Mesmo assim, a novata foi preferida a jogadoras mais experientes, como Felicitas Rauch e Carolin Simon.

É claro que ela sempre "lutou para voltar", mas, ao mesmo tempo, "não esperava por isso", admitiu Kett após a sua convocação. No entanto, ela tem "muita confiança do treinador".

O treinador também permitiu que ela chegasse atrasada à segunda parte dos preparativos para o Euro-2025 em Herzogenaurach, uma vez que Franziska Kett deveria assistir à cerimónia de graduação depois de passar nos exames na escola secundária de Munique-Nord. Poucas semanas depois, ela se tornou uma das protagonistas de uma das maiores partidas da história recente do futebol feminino alemão.

Christian Wück na reunião da equipa
Christian Wück na reunião da equipaSEBASTIEN BOZON / AFP

"Entrei no jogo a pensar que não poderia perder nada hoje", disse Kett, que só foi incluída no onze inicial devido a ausências e mudanças táticas feitas pelo técnico. Esta foi apenas a sua quarta partida desde a estreia em abril.

Pouco antes do início dos quartos de final, diante de quase 35 mil adeptos no Parc Saint-Jacques, em Basel, ela estava "muito animada", admitiu a média de formação, que só passou a atuar como lateral este ano. Wück aprecia a velocidade de Kett e, com Sarai Linder fora por causa de uma lesão no tornozelo, ela certamente será convocada novamente para a semifinal de quarta-feira contra a Espanha.

Ela "dá sempre 100%", disse Kett. Mas, contra a França, também vimos que ela foi "uma jogadora um tanto enjoada", como ela mesma disse. De qualquer forma, Kett e suas companheiras de defesa mantiveram o ataque francês sob controle. Não é verdade? "Sim", diz com um sorriso envergonhado, "parece que sim".

Siga o Alemanha - Espanha com o Flashscore