Mais

Europeu feminino: Finlândia quer surpreender a vizinha Noruega para chegar aos quartos de final

Eveliina Summanen está confiante em mais uma vitória da Finlândia
Eveliina Summanen está confiante em mais uma vitória da FinlândiaČTK / imago sportfotodienst / JOERAN STEINSIEK
Uma segunda vitória em dois jogos no Campeonato da Europa de 2025 colocará a Finlândia à beira de um lugar nos quartos de final e, embora o jogo deste sábado com a Noruega seja um teste duro, a equipa finlandesa acredita que pode conseguir uma surpresa.

A Finlândia venceu a Islândia por 1-0 no jogo de abertura do torneio, na quarta-feira, para obter a sua primeira vitória no Europeu feminino desde 2009, antes de a Noruega vencer a anfitriã Suíça por 2-1 no Grupo A.

O registo perfeito de uma equipa vai cair em Sion esta noite e, embora as Boreal Owls só tenham vencido a Noruega uma vez antes, o treinador Marko Saloranta foi claro quanto aos objetivos da sua equipa: "Estamos realmente a tentar ganhar".

"Estou muito entusiasmado. Estava confiante antes do jogo com a Islândia e estou igualmente confiante agora. Toda a preparação e todas as escolhas têm como objetivo a vitória", disse ao Helsingin Sanomat.

Saloranta confirmou que vai fazer alterações na sua equipa: "Haverá mudanças, temos de partilhar os minutos. Temos três jogos difíceis em nove dias e as condições são exigentes. Nenhuma jogadora consegue jogar 90 minutos três vezes ao seu melhor nível."

Depois de muitas oportunidades no jogo, a Finlândia acabou por marcar o golo da vitória a 20 minutos do fim, quando a Islândia ficou reduzida a 10 jogadoras. Para o confronto com a Noruega, o treinador reiterou o seu desejo de ver a sua equipa a jogar de forma mais eficaz no ataque.

"Demorámos algum tempo a decidir. Tivemos bastante posse de bola na área, mas precisamos de marcar mais do que apenas um golo nessas situações. Essa tem sido uma grande preocupação. É uma questão coletiva e também individual de cada jogadora. A forma como atuamos em frente à baliza, a rapidez e a decisão."

A Finlândia contará com atacantes como Jutta Rantala para ajudar a causar uma surpresa em Sion. Recentemente recuperada de uma lesão, ela está ansiosa para contribuir para a campanha da equipa.

"Depois da lesão, o tempo de jogo tem sido muito limitado, por isso só quero aproveitar os minutos que tenho em campo. Quero recuperar a minha confiança e ajudar a equipa a passar da fase de grupos."

A atacante do Leicester City também partilha da confiança do seu treinador, apesar do talento da Noruega.

"A Noruega tem jogadoras muito boas. Diria que é o nosso adversário mais difícil neste grupo. Mas acredito que podemos competir com elas em todas as áreas do campo, causar-lhes problemas e marcar golos."

Apesar de o treinador querer fazer alterações, a médio Eveliina Summanen está pronta para voltar a jogar, "Desde o jogo com a Islândia tivemos algum descanso e também boas sessões de treino. Sinto-me completamente preparada para a Noruega e acredito que o mesmo se passa com todas as nossas jogadoras. A Noruega é talvez uma equipa um pouco mais forte do que a Islândia, mas temos mais confiança depois da vitória no primeiro jogo e estamos certamente prontas para desafiar a Noruega".

Se a Finlândia vencer a Noruega, um empate ou uma vitória da Islândia no jogo entre a Suíça e a Islândia, que se realiza esta noite, garante a passagem aos quartos de final com um jogo de antecedência.

Siga o Noruega - Finlândia no Flashscore