Mais

Europeu Feminino: Girelli marca ao cair do pano e qualifica Itália para as meias-finais (1-2)

A avançada italiana Cristiana Girelli (à esquerda) comemora com Sofia Cantore e Michela Cambiaghi após marcar contra a Noruega
A avançada italiana Cristiana Girelli (à esquerda) comemora com Sofia Cantore e Michela Cambiaghi após marcar contra a NoruegaSebastien Bozon / AFP

A Itália tornou-se a primeira seleção a garantir presença nas meias-finais do Campeonato da Europa Feminino, depois de Cristiana Girelli ter selado, com um golo de cabeça aos 90 minutos, uma dramática vitória por 1-2 sobre a Noruega, em Genebra.

Recorde aqui as incidências do encontro

Com ambas as seleções a disputarem os quartos de final do torneio pela primeira vez desde 2013, foi a Itália que impôs a sua autoridade no início da partida, com Arianna Caruso a desperdiçar uma oportunidade promissora por muito pouco. Pouco depois, o cruzamento convidativo de Barbara Bonansea foi desperdiçado por Emma Severini e Girelli, que chocaram uma contra a outra ao tentar finalizar.

Pontuações das jogadoras
Pontuações das jogadorasFlashscore

Severini e Manuela Giugliano continuaram a desperdiçar para a equipa de Andrea Soncin à medida que o intervalo se aproximava, enquanto, do outro lado, a Noruega criou a sua primeira ocasião, quando o perigoso cruzamento rasteiro de Lisa Naalsund foi desviado para fora. As comandadas de Gemma Grainger poderiam ter assumido a liderança contra a corrente do jogo no final da primeira parte, mas Signe Gaupset, depois de perceber que Laura Giuliani estava adiantada, tentou um remate audacioso do meio campo que saiu ligeiramente ao lado da baliza aberta.

Decidida a compensar a falta de eficácia no primeiro tempo, a Itália precisou de apenas cinco minutos após o reatamento para abrir o marcador com justiça. Sofia Cantore fletiu para o meio pela ala direita e o seu remate rasteiro foi desviad pela capitã Girelli, que anotou o seu 60.º golo internacional. As transalpinas ainda voltaram a marcar por Severini, mas foi anulado por fora de jogo no início da jogada.

A natureza frenética não mostrou sinais de abrandamento, com a Noruega a ser premiada com uma grande penalidade pouco antes da hora de jogo, quando Elena Linari derrubou Ada Hegerberg na área. Hegerberg assumiu a responsabilidade, mas atirou inexplicavelmente ao lado.

Sem se deixar abater pelo erro, a MVP norueguesa rapidamente se redimiu, quando recebeu o passe longo de Maren Mjelde e finalizou com precisão perante Giuliani.

Ambas as seleções continuaram a apostar em busca do golo da vitória, com Ingrid Engen a rematar em arco, mas a bola saiu a rasar o poste. Grata por esse alívio, a Itália encontrou o momento decisivo no último minuto, com Girelli a encontrar espaço na pequena área para cabecear para o fundo das redes após cruzamento milimétrico de Cantore.

A Noruega não conseguiu reagir nos instantes finais e a Itália avançou para as meias-finais, onde enfrentará Inglaterra ou Suécia.