Mais

Europeu Feminino: Inglaterra goleia Países Baixos (4-0) no Grupo D

Georgia Stanway fez o segundo golo da Inglaterra
Georgia Stanway fez o segundo golo da InglaterraMATTHIAS HANGST / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
A Inglaterra voltou a defender o título do Campeonato Europeu Feminino da UEFA em Zurique, com uma vitória por 4-0 sobre os Países Baixos, no Grupo D, deixando as duas últimas vencedoras do torneio com três pontos antes das últimas partidas da fase de grupos.

Inglaterra 4-0 Países Baixos

Notas finais das jogadoras
Notas finais das jogadorasFlashscore

Ansiosa por corrigir os erros da derrota contra a França, a Inglaterra começou bem e criou a primeira oportunidade aos quatro minutos, quando Lauren Hemp cruzou para Lauren James, que cabeceou para fora. Cinco minutos depois, Hemp voltou a cruzar, mas desta vez Alessia Russo não conseguiu acertar na baliza a partir de uma posição perfeita.

A pressão inglesa finalmente surtiu efeito a meio da primeira parte, quando um passe preciso da guarda-redes Hannah Hampton encontrou Russo e, apesar de ter sido forçada a abrir, encontrou James, que cortou para dentro e mandou a bola para o fundo da baliza, de dentro da área.

Os Países Baixos tinham marcado pelo menos uma vez antes do intervalo nos seus últimos três jogos, mas, além de uma tentativa errada de Jill Roord aos 25 minutos, não criou nada antes do intervalo. As Lionesses continuaram a utilizar as alas, com Hemp a cabecear ao lado após um passe de Keira Walsh pela esquerda, antes de Russo obrigar Daphne van Domselaar a fazer uma defesa após um cruzamento de Alex Greenwood. O segundo golo surgiu nos descontos da primeira parte, quando um livre mal defendido foi desviado por Russo para Georgia Stanway, cujo remate forte, de longe, desviou em Van Domselaar e entrou no canto inferior da baliza.

Andries Jonker fez uma tripla substituição no intervalo, e isso pareceu ter saído pela culatra poucos minutos depois, quando Russo cabeceou um cruzamento de Greenwood, mas a bandeira de fora de jogo salvou as neerlandesas. Mas as árbitras não ajudaram os Países Baixos pouco antes da marca da hora de jogo, quando um remate de Ella Toone foi bloqueado e caiu nos pés de James, que marcou o seu segundo golo, com a guarda-redes fora da área.

A equipa de Sarina Wiegmann selou a vitória a um quarto do fim do jogo, com Russo a somar a sua terceira assistência. Depois de correr atrás de uma bola longa, esperou pelo apoio de Toone e livrou-se de desafios difíceis antes de marcar o quarto golo.

O golo que Russo talvez merecesse foi negado por uma bela defesa de Van Domselaar no final, com a Inglaterra a evitar duas derrotas consecutivas pela primeira vez desde 2021 em grande estilo. Uma vitória sobre o País de Gales provavelmente garantirá a sua vaga nos quartos de final, enquanto uma terceira derrota em 14 jogos significa que os Países Baixos terão que conquistar algo no seu último jogo, contra a França.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore