Mais

Europeu Feminino já bate recordes: 600 mil bilhetes vendidos na Suíça

Suíça recebe fase final da edição de 2025
Suíça recebe fase final da edição de 2025Alexander Hassenstein/Getty Images via AFP
Mais de 600 mil bilhetes já foram vendidos para o Euro-2025 feminino, que se realiza na Suíça, antes mesmo do início do torneio, que arranca esta quarta-feira. O número representa um novo recorde de vendas para a competição, anunciou a UEFA esta terça-feira.

Em 2022, foram vendidos 574.875 bilhetes em Inglaterra, o que já representava um recorde para a competição continental feminina, muito acima dos 247.041 espectadores registados na edição anterior, nos Países Baixos, em 2017.

"Um dos nossos principais objetivos era vender todos os bilhetes para o evento. Lembro-me de como algumas pessoas se riram quando estabelecemos essa meta, mas está a tornar-se realidade", afirmou a diretora do futebol feminino da UEFA, Nadine Kessler, na segunda-feira.

"Definimos este objetivo porque, para nós, é o sinal mais claro de crescimento e desenvolvimento. Já esgotámos 22 jogos (de um total de 31), com 600 mil bilhetes vendidos no total, e isto sem contar com o jogo de abertura em Old Trafford (Manchester) ou a final em Wembley (Londres)", acrescentou Kessler, referindo-se ao último Campeonato da Europa realizado em Inglaterra.

Na final de 2022, entre Inglaterra e Alemanha, estiveram presentes 87.192 espectadores em Wembley, o que estabeleceu um novo recorde de assistência num jogo de um Campeonato da Europa, tanto no futebol masculino como no feminino.

Europeu Feminino: Calendário, formato, seleções, estádios, onde ver e muito mais

A UEFA revelou ainda que 35% dos 600 mil bilhetes vendidos para o Euro 2025 foram adquiridos por adeptos internacionais. "Já temos 61 mil adeptos da Alemanha, 41 mil de Inglaterra, 16 mil de França, 15 mil dos Países Baixos e 5 mil dos Estados Unidos", detalhou Kessler.

"Isto demonstra que aprendemos as lições certas com o torneio em Inglaterra em 2022 e que estamos no bom caminho para bater todos os recordes", sublinhou a dirigente e antiga futebolista alemã.

Este ano, na Suíça, a UEFA irá distribuir um total de 41 milhões de euros em prémios monetários, mais do dobro do valor atribuído no último Campeonato da Europa feminino, mas ainda significativamente abaixo dos 240 milhões de euros distribuídos no torneio masculino do verão passado.

Especificamente, a selecção vencedora poderá arrecadar até 5,1 milhões de euros - valor muito superior aos 2,085 milhões recebidos pela Inglaterra em 2022, aquando da conquista do título europeu. Cada uma das 16 seleções participantes terá garantido, no mínimo, um prémio de 1,8 milhões de euros.

10 jogadoras a ter em atenção no Europeu Feminino