Mais

Europeu Feminino: Mariona pode ser o "fator X" da Espanha no duelo ibérico frente a Portugal

Mariona Caldentey em ação com as cores da seleção espanhola
Mariona Caldentey em ação com as cores da seleção espanholaRFEF
A Espanha estreia-se no Campeonato da Europa esta quinta-feira, em Berna, frente a Portugal, num dérbi ibérico que promete emoções fortes. No centro das atenções estará Mariona Caldentey, que surge como o novo "fator X" do ataque espanhol, depois de ter optado por aceitar o desafio do Arsenal, deixando para trás o "seu" Barcelona com o objetivo de destronar as catalãs na Liga dos Campeões e abraçar uma nova etapa na carreira.

Acompanhe a estreia de Portugal no Euro Feminino

E se a série de Bolas de Ouro espanholas se prolongasse com Mariona Caldentey a erguer o troféu em Paris, a 22 de setembro?

Depois de Alexia Putellas (2021 e 2022) e Aitana Bonmatí (2023 e 2024), é agora Mariona, de 29 anos, quem parte na linha da frente antes do arranque do Campeonato da Europa. A atacante polivalente conquistou a Liga dos Campeões feminina ao serviço do Arsenal, vencendo precisamente o Barcelona na final (1-0), destronando assim o clube que tem dominado o futebol europeu feminino nos últimos anos, com seis finais disputadas desde 2019 e três títulos conquistados.

Irene Paredes, a única ausente

Meses antes de conquistar a Europa ao serviço do Arsenal, Mariona Caldentey, visivelmente emocionada, despediu-se em lágrimas do clube onde passou uma década da sua carreira. A atacante de 29 anos confessou ter-se cansado de somar troféus com a camisola do Barcelona.

"É óbvio que o Barça domina de forma avassaladora a liga espanhola, ganhámos todos os jogos com grande superioridade. É difícil explicar o que sentia, mas há outras ligas que vês e onde queres competir. A carreira é curta, decidi que era o momento certo para tentar um novo desafio, estivesse eu certa ou errada", assumiu.

A decisão revelou-se acertada. Mariona saiu do Barcelona como uma estrela e regressou à selecção espanhola como uma verdadeira líder. Foi eleita a melhor jogadora do campeonato inglês, considerado o mais competitivo da Europa, mesmo tendo sido o Chelsea a conquistar o título.

O grupo de Portugal no Euro
O grupo de Portugal no EuroFlashscore

Na La Roja, Mariona volta a reencontrar muitas caras conhecidas: o plantel espanhol conta com 11 jogadoras do Barcelona entre as 23 convocadas. O seu papel? Como sempre, ser o motor do ataque com a sua força, capacidade de associação e determinação, ao lado da classe de Aitana Bonmatí e Alexia Putellas.

Outra jogadora em destaque é Clàudia Pina, também do Barcelona, melhor marcadora da Liga dos Campeões com 10 golos, que ganhou espaço na selecção e é agora apontada como titular na frente de ataque.

A selecionadora Montse Tomé conta com várias opções de qualidade para o jogo de estreia da Espanha no Europeu, frente a Portugal, embora tudo aponte para que Aitana Bonmatí não esteja a 100%. A estrela espanhola continua debilitada, depois de ter superado recentemente uma meningite viral.

A única ausência confirmada é a da capitã Irene Paredes. A UEFA anunciou que a defesa-central terá de cumprir um segundo jogo de suspensão, na sequência do cartão vermelho directo que recebeu frente à República Checa, há um ano, durante a fase de qualificação para o torneio.

10 jogadoras a ter em atenção no Europeu Feminino

Sem a experiente jogadora do Barcelona, Montse Tomé deverá apostar numa dupla de centrais formada por María Méndez e Laia Aleixandri.

Nazareth, a outra estrela blaugrana

A seleção espanhola terá pela frente uma equipa portuguesa, que chega ao Europeu depois de uma série de quatro derrotas consecutivas na Liga das Nações e consequente descida à Liga B. Em Abril, Portugal perdeu com a Espanha por 7-1 e 4-2 nessa mesma competição.

As navegadoras, que disputam o seu terceiro Campeonato da Europa consecutivo, nunca conseguiram ultrapassar a fase de grupos.

Sob o comando de Francisco Neto, seleccionador desde 2014, apesar dos seus apenas 43 anos, a principal figura da equipa é Kika Nazareth, mais uma jogadora do Barcelona, num Europeu que conta com 18 atletas do clube catalão.

Representada pelo conhecido empresário Jorge Mendes, Kika Nazareth chega ao torneio a recuperar de uma grave lesão no tornozelo, que a afastou da final da Liga dos Campeões, disputada em Lisboa, a 24 de maio. Aos 22 anos, vai disputar o seu segundo Europeu, sendo apontada como o grande talento do futebol português feminino.

Europeu Feminino: Calendário, formato, seleções, estádios, onde ver e muito mais