Mais

Europeu feminino: Noruega vence Finlândia (2-1) e mete um pé nos quartos de final

Duelo nórdico no Europeu
Duelo nórdico no EuropeuProfimedia
Caroline Graham Hansen marcou o golo da vitória no final da partida, deixando a Noruega com seis pontos e à beira dos quartos de final. Finlândia entra para a última ronda ainda com hipóteses de se apurar.

Noruega 2-1 Finlândia

As notas das jogadoras
As notas das jogadorasFlashscore

Depois de manter a baliza invicta em cinco dos seus sete jogos anteriores, a Finlândia ficou profundamente desapontada por ter oferecido à Noruega o primeiro golo aos três minutos em Sion. Eva Nyström desviou a bola para a sua própria baliza depois de não ter conseguido controlar o cruzamento rasteiro de Graham Hansen. A experiente avançada Linda Sällström liderou a resposta finlandesa, rematando de primeira e obrigando Cecilie Fiskerstrand a uma defesa inteligente. Apesar de criar perigo na área adversária, a Finlândia teve sorte em não sofrer mais golos, já que a Noruega acertou duas vezes na trave, pouco antes de Anna Koivunen ter de fazer uma defesa difícil para impedir Ada Hegerberg de marcar.

A Finlândia acabou por aproveitar o facto de a Noruega não ter conseguido aumentar a vantagem, roubando a posse de bola no meio-campo adversário, antes de criar a oportunidade para Oona Sevenius rematar de primeira para o canto superior. Animadas com o empate, as jogadoras de Marko Saloranta levaram o ímpeto para o intervalo, levando Gemma Grainger a introduzir Signe Gaupset e Lisa Naalsund no início da segunda parte. No entanto, para desapontamento de Grainger, foi a Finlândia que registou o primeiro remate à baliza após o reinício, com um remate forte de longa distância de Katariina Kosola a obrigar Fiskerstrand a desviar a bola para o poste. A guarda-redes da Fiorentina fez outra bela defesa ao desviar para o poste mais distante um remate de Eveliina Summanen que ia direto à baliza, enquanto a Noruega continuava a travar a pressão implacável das suas adversárias confiantes.

A Finlândia acabou por lamentar as oportunidades perdidas quando Graham Hansen criou o momento decisivo do jogo aos 84 minutos. A estrela do Barcelona trabalhou habilmente o espaço para enviar um cruzamento ao segundo poste e partir o coração das finlandesas. A Noruega vai garantir os quartos de final do Euro-2025 se a Suíça conquistar pelo menos um ponto contra a Islândia ainda esta noite, enquanto a Finlândia fica a três pontos da liderança e ainda a sonhar com a fase a eliminar.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore