Mais

Europeu feminino: Suécia bate a Dinamarca (0-1) num dérbi escandinavo

Madelen Janogy, da Suécia, tenta um cabeceamento durante o jogo contra a Dinamarca
Madelen Janogy, da Suécia, tenta um cabeceamento durante o jogo contra a DinamarcaMATHIAS BERGELD / Bildbyran Photo Agency / Profimedia

A Suécia manteve na sexta-feira à noite o seu domínio sobre a Dinamarca, ao registar a quarta vitória consecutiva contra as suas rivais escandinavas, com um triunfo por 1-0 no seu jogo de estreia no Europeu Feminino, no Grupo C

Dinamarca 0-1 Suécia

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Talvez devido às cicatrizes da derrota por 6-1 no último confronto direto entre estas duas equipas no mês passado, a Dinamarca jogou na defensiva desde o início, recuando para o seu sistema de cinco na defesa. No entanto, a Suécia mostrou imediatamente que tinha qualidade para abrir o marcador quando uma jogada espetacular de Johanna Rytting Kaneryd permitiu que ela passasse a bola para Filippa Angeldal, mas o seu remate foi brilhantemente defendido por Stine Ballisager. Logo após essa oportunidade, uma revisão do VAR para um penálti da Dinamarca — que acabou por não ser marcado — levou a um atraso que durou quase cinco minutos e, quando o jogo recomeçou, as oportunidades claras foram escassas em ambas as balizas.

A Suécia continuou a dominar o território e a posse de bola, mas só aos 44 minutos conseguiu o seu único remate à baliza na primeira parte. Mesmo assim, foi numa situação de bola parada, quando o livre de Angeldal foi desviado por cima da trave pela guarda-redes dinamarquesa Maja Østergaard. A médio do Real Madrid parecia ser a jogadora com mais hipóteses de abrir o marcador e, 10 minutos após o reinício, foi ela quem finalmente marcou o primeiro golo. Angeldal fez uma jogada inteligente com Kosovare Asllani antes de chutar no canto inferior esquerdo, marcando pelo terceiro jogo consecutivo pela sua seleção.

A resposta dinamarquesa foi quase imediata, com a sua primeira chance real no jogo, quando Emma Snerle chutou rasteiro, mas Nathalie Björn conseguiu afastar o perigo. A reação durou pouco e, momentos depois, a Dinamarca se salvou com uma defesa em cima da linha de Frederikke Thøgersen, que impediu o golo de Stina Blackstenius. Nos últimos 10 minutos da partida, Pernille Harder esteve muito perto de empatar para a Dinamarca, mas a trave impediu que ela alcançasse o recorde nacional de 79 golos pela seleção. 

A Suécia conseguiu, no final, manter a vitória, que serve como um início perfeito num grupo que também inclui uma das favoritas antes do torneio, a Alemanha, que procura acabar com uma espera de 41 anos pelo sucesso no Euro-2025. É uma desilusão para a Dinamarca, que sofreu a quarta derrota consecutiva em jogos oficiais entre as duas equipas, ficando em risco de uma segunda eliminação consecutiva na fase de grupos.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore