Mais

Feminina: Lauren James, estrela do Chelsea, continua a escrever a sua própria história

Lauren James levanta o troféu do Europeu
Lauren James levanta o troféu do EuropeuNick Potts, PA Images / Alamy / Profimedia
Conhece o capitão da equipa masculina do Chelsea, mas sabia que a irmã dele ganhou um título com a Inglaterra e um triplete com o Chelsea? Quem é Lauren James e por que motivo deve tê-la no seu radar?

Reece James é bem conhecido de todos os adeptos do futebol inglês. Apesar de, infelizmente, se lesionar com frequência, continua a ser uma das peças-chave do Chelsea, clube ao qual pertence desde a formação. A seleção de Inglaterra também confia nele, já que representou o seu país desde as categorias jovens.

Mas talvez não saiba que Reece tem uma irmã, Lauren, que também veste a camisola dos gigantes londrinos e que, há poucas semanas, levantou o Europeu. A treinadora neerlandesa Sarina Wiegman confiou nela como um dos pilares do ataque da Inglaterra. E não se enganou: James foi titular em todas as partidas e marcou dois golos.

No geral, Lauren James pode orgulhar-se de ter conquistado mais títulos do que o irmão. Enquanto a equipa masculina do Chelsea venceu pela última vez a Premier League na época 2016/17, a equipa feminina celebrou este ano o seu sexto título consecutivo da Liga, ao qual somou duas taças nacionais. O único troféu que lhe falta é a Liga dos Campeões Feminina, que em Inglaterra só foi conquistada pelo Arsenal, primeiro em 2007 e novamente este ano.

Os números de Lauren James
Os números de Lauren JamesFlashscore

Lauren também começou a sua carreira na academia do conjunto de Stamford Bridge quando tinha apenas seis anos, tal como o irmão mais velho, realizando assim um sonho de infância. Um dos seus ídolos de pequena era Eden Hazard, o extremo belga que viveu os seus melhores anos com a camisola azul.

No início, os irmãos até jogaram juntos na mesma equipa. "Lauren e eu jogámos juntos em vários torneios, na mesma equipa. Foi ótimo partilhar equipa com ela e vencermos juntos", recordou Reece anos depois.

De rivais em casa

Mais tarde, porém, foi para o maior rival citadino do Chelsea, o Arsenal, onde se estreou na equipa principal. Depois mudou-se para o norte para jogar no United, onde demonstrou a sua veia goleadora com 22 golos em 40 partidas.

Após três temporadas no Manchester United, regressou ao local onde tudo começou: o Chelsea, onde joga desde 2021. Juntamente com Reece, tornaram-se os primeiros irmãos a representar o mesmo clube e a seleção nacional ao mais alto nível. E, mais uma vez, Lauren supera o irmão em títulos conquistados.

Em 2022, quando as Lionesses, capitaneadas por Leah Williamson, conquistaram o primeiro Campeonato da Europa para a Inglaterra num Wembley cheio, Lauren infelizmente não esteve na convocatória. Este ano, em 2025, quando as britânicas conseguiram repetir o feito, James foi titular. Com o passar do tempo, consolidou-se com a camisola azul como uma das jogadoras mais destacadas do futebol inglês.

Ainda assim, L. James considera o irmão a sua maior inspiração futebolística. Ambos começaram no futebol graças ao pai Nigel, que é treinador licenciado pela UEFA. Nem ele nem a mãe, Emma, que é enfermeira, faziam distinções e apoiaram todos os filhos de igual forma, fosse levando-os aos treinos ou a apoiar das bancadas. E está claro que essa dedicação deu frutos. Muito poucos pais podem orgulhar-se de ter dois filhos a triunfar na elite do desporto profissional.