Mais

Feminino: Francisco Neto fala em grupo "muito competitivo" de Portugal no Euro-2025

Francisco Neto abordou o sorteio
Francisco Neto abordou o sorteioFPF
O selecionador português feminino de futebol, Francisco Neto, disse hoje que Portugal ficou inserido num Grupo B "muito competitivo", na fase final do Europeu de 2025, na Suíça.

"É um grupo muito competitivo, próximo do que temos na Liga das Nações. Serão seis meses em que vamos defrontar pelo menos três vezes a Espanha e a Bélgica, e depois há uma Itália supercompetitiva, que tem crescido imenso", analisou o técnico.

Segundo Neto, essa competitividade aconteceria de qualquer forma, uma vez que "num Campeonato da Europa não há equipas fáceis nem grupos fáceis".

O objetivo de Portugal passa diretamente por "que o nível cresça", para isso tendo de estar "preparado" e ir "passo a passo, jogo a jogo", com uma primeira 

Segundo Neto, essa competitividade aconteceria de qualquer forma, uma vez que "num campeonato da Europa não há equipas fáceis nem grupos fáceis".

O objetivo de Portugal passa diretamente por "que o nível cresça", para isso tendo de estar "preparado" e ir "passo a passo, jogo a jogo", com uma primeira missão definida de chegar ao último jogo da fase de grupos ainda com hipóteses de seguir em frente.

"Tudo iremos fazer para chegar já qualificados ou dependendo só de nós", admitiu o treinador.

Questionado sobre como definiria o grupo em apenas três palavras, respondeu: "adversidade, competitividade e respeito".

Mais tarde, na zona mista, Francisco Neto voltou a reforçar o "máximo respeito" pelas adversárias, a começar por "uma Espanha altamente dominadora tanto a nível de clubes como de seleção, sénior e de formação", uma "Bélgica altamente competitiva" e assídua em fases finais e uma Itália com "crescimento incrível nos últimos anos".

"Acima de tudo, é um sorriso de orgulho de poder estar entre as 16 melhores equipas da Europa. Independentemente do adversário, é preparar a nossa equipa para que possamos estar muito bem competitivamente, trazer a nossa melhor versão para mais um campeonato da Europa, e que no final os portugueses estejam orgulhosos de nós", destacou.

Até ao próximo verão, a seleção deve focar-se num "passo em frente", que se segue à evolução sustentada nos últimos anos, realçou.

"Nestes seis meses, temos de nos focar muito no nosso jogo. Internamente, temos crescido ao longo destes anos, na forma como abordamos os jogos e competimos. Temos de dar esse passo em frente. É o desafio para os próximos seis meses, para equipa técnica e jogadoras", acrescentou.

Neto elogiou ainda o crescimento da modalidade no feminino desde a base até à estrutura federativa, deixando elogios para os clubes, no dia em que Portugal ficou a saber que teria uma equipa com entrada direta na fase de grupos da Liga dos Campeões e mais duas nas pré-eliminatórias, a partir de 2026/27.

A formação comandada por Francisco Neto, colocada no Grupo B com espanholas, italianas e belgas, está pela terceira vez consecutiva na fase final do Europeu, cuja 14.ª edição se realiza de 02 a 27 de julho de 2025, na Suíça, depois de se ter ficado pela fase de grupos em 2017 e 2022.

A fase de grupos realiza-se de 02 a 13 de julho, com a primeira jornada de 02 a 05, a segunda de 06 a 09 e a terceira de 10 a 13. Os quartos de final realizam-se de 16 a 19, as meias-finais em 22 e 23 e a final no dia 27, pelas 17:00 (em Lisboa), em Basileia.