Mais

Feminino: Suíça apresenta Mddli, a mascote do Euro-2025 feminino

Crianças juntam-se à volta de Maddli, a mascote do próximo EURO 2025 de futebol feminino da UEFA, durante a sua apresentação oficial em Genebra
Crianças juntam-se à volta de Maddli, a mascote do próximo EURO 2025 de futebol feminino da UEFA, durante a sua apresentação oficial em GenebraFabrice COFFRINI / AFP

A Suíça apresentou na sexta-feira a mascote do Campeonato Europeu de Futebol Feminino de 2025: um cão São Bernardo chamado Maddli.

A mascote do Euro-2025 interagiu com crianças na principal estação ferroviária de Genebra, antes de passear pela cidade.

Explicando a razão de ser da mascote, a UEFA, organismo que rege o futebol europeu, afirmou "Os São Bernardos são cães de resgate de renome da Suíça, admirados pela sua bravura, natureza gentil e capacidade notável de ajudar em missões de salvamento em ambientes alpinos desafiantes".

O nome da mascote é inspirado em Madeleine Boll, a primeira jogadora de futebol licenciada na Suíça.

Madeleine Boll, pioneira do futebol feminino suíço, posa com Maddli
Madeleine Boll, pioneira do futebol feminino suíço, posa com MaddliFabrice COFFRINI / AFP

Jogadora das camadas jovens do FC Sion, recebeu uma licença em 1964, mas no ano seguinte, aos 12 anos, as autoridades revogaram-na quando se aperceberam que a tinham emitido, sem saber, a uma rapariga. Boll posou para fotografias com Maddli.

"É uma surpresa, mas posso dizer honestamente que estou muito orgulhoso, porque é uma grande dádiva que me foi oferecida. A minha história começou há 60 anos e, 60 anos depois, estou a ter a oportunidade de reconhecer todo o percurso destes 60 anos", disse aos jornalistas a mulher de 71 anos.

"Quando comecei, o futebol feminino não existia ou quase não existia, estava apenas a começar", disse Boll, que chegou a ser capitã da Suíça.

No próximo ano, as melhores jogadoras da Europa estarão a competir em estádios suíços lotados - muito longe do cenário de 1965, cinco anos antes do início da liga suíça feminina e seis anos antes de as mulheres poderem votar nas eleições nacionais.

Oito cidades-sede

A mascote, que usa o número 25, apanhou o comboio de Genebra para Zurique para fazer a sua estreia no estádio Letzigrund, onde a Suíça foi derrotada por 0-6 pela Alemanha perante 17.306 adeptos - um recorde de público para um jogo feminino na Suíça.

"A energia, a paixão e o amor de Maddli pelo futebol representam perfeitamente o espírito deste torneio e do nosso belo país. Acredito que irá inspirar os jovens adeptos de toda a Europa", disse a embaixadora do torneio e ex-jogadora da seleção suíça Lara Dickenmann.

O torneio Euro 2025, com 16 equipas, realizar-se-á de 2 a 27 de julho do próximo ano.

Nove equipas já se qualificaram: a anfitriã Suíça, a campeã Inglaterra, a Dinamarca, a França, a Alemanha, a Islândia, a Itália, os Países Baixos e a Espanha. Catorze equipas disputam os últimos sete lugares e o sorteio do torneio terá lugar a 16 de dezembro, em Lausana.

No total, estão disponíveis 720.000 bilhetes para o Euro 2025, com preços a partir de 25 francos suíços (£25,30).

Os 31 jogos do torneio serão disputados em oito cidades: Basileia, Berna, Genebra, Lucerna, St. Gallen, Sion, Thun e Zurique. O jogo de abertura e a final serão realizados no St. Jakob-Park, com capacidade para 38 mil pessoas, em Basileia.