Mais

Feminino: UEFA apresentou a bola do Euro-2025

Athenea del Castillo, jogador de Espanha e do Real Madrid, posa com KONEKTIS.
Athenea del Castillo, jogador de Espanha e do Real Madrid, posa com KONEKTIS.Adidas
A Adidas, fabricante da bola para o evento continental que se realizará de 2 a 27 de julho de 2025, inspirou o design nas "montanhas suíças" com o objetivo de "alcançar novos patamares".

"Inspirado no local do torneio, o design colorido incorpora referências à famosa topografia das montanhas suíças, juntamente com a iconografia de marcos arquitectónicos proeminentes em cada uma das oito cidades anfitriãs", afirma a Adidas na sua declaração oficial sobre a recém-revelada KONEKTIS, a bola de jogo oficial do Euro-2025 feminino.

Bélgica, Dinamarca, Inglaterra (atual campeã), Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Itália, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça (anfitriã) e País de Gales vão lutar durante quase um mês para levantar o troféu. No centro de tudo isto estará uma bola que, pela primeira vez na história do torneio, "incorporará a tecnologia Connected Ball da Adidas, que permitirá tomar decisões mais rápidas e mais exactas".

Lia Wälti posa com uma rede cheia de KONEKTIS.
Lia Wälti posa com uma rede cheia de KONEKTIS.Adidas

Levará a experiência do jogo a outro nível:"Um sistema de suspensão no centro da bola aloja e estabiliza um sensor de movimento de unidade de medição inercial (IMU) de 500 Hz, que proporciona uma visão sem precedentes de todos os elementos do movimento da bola. O sensor é alimentado por uma bateria recarregável que pode ser carregada por indução", lê-se no comunicado.

"A tecnologia envia dados precisos sobre a bola aos árbitros em tempo real, o que, combinado com os dados sobre a posição dos jogadores e a aplicação de inteligência artificial, ajuda os árbitros a tomar decisões mais rápidas durante o jogo", acrescentam.

A bola oficial do EURO 2025 feminino já pode ser adquirida no sítio Web da Adidas e em retalhistas selecionados pelo preço "modesto" de 150 euros.